segunda-feira, 21 de março de 2011

Altamira :Trabalhadores iniciam capacitação em Altamira.

 

   O Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) promoverá segunda-feira (21), às 14h, em Altamira (Pará), a aula inaugural do programa de capacitação que vai formar profissionais interessados em trabalhar nos canteiros de obras na região do Rio Xingu.
Será o início do processo de capacitação a ser desenvolvido regionalmente pelo Consórcio, tanto para qualificar trabalhadores locais que já tenham experiência como para capacitar e treinar moradores que não possuem conhecimento teórico e prático para disputar as milhares de vagas que serão oferecidas pelo empreendimento.

   As primeiras turmas reunirão 150 alunos (entre eles, 25 mulheres) em cursos de pedreiro, carpinteiro (manhã e tarde) e armador (noite). As aulas, gratuitas e  com 4 horas de duração cada, serão ministradas por professores do Senai em Altamira (Avenida Tancredo Neves, 2.736). A previsão é que a formatura dos primeiros profissionais ocorra na primeira quinzena de maio.

Mais de 20 mil empregos diretos

   A construção da hidrelétrica vai gerar cerca de 22 mil empregos diretos nos sítios de Belo Monte, Pimental, Bela Vista e Canal e Diques. Na busca por mão de obra, os empreendedores privilegiarão a captação de trabalhadores daquela região, como explica o diretor de Projetos do Consórcio Construtor Belo Monte, Ricardo Muzzi.

   Os alunos diplomados poderão vir a ser contratados nas funções de carpinteiro, eletricista, técnico hidráulico, armador, entre outras especialidades que serão essenciais já para a instalação dos primeiros canteiros de obras e alojamentos – explica Sordi, lembrando que próximos cursos de capacitação na região formarão profissionais para as funções de eletricista, operadores de veículos pesados, rolos compactadores, escavadeiras, tratores de esteiras e motoniveladoras, entre outros.

   Inscrições em Altamira serão reabertas dia 28

   Na unidade do Senai em Altamira, as inscrições voltarão a ser feitas a partir do próximo dia 28 para dois públicos distintos: aqueles que ainda não têm experiência na construção civil, e sairão diplomados e com uma profissão, e para os trabalhadores que receberão novas qualificações, tornando-se mais aptos a disputar uma das milhares de vagas. Podem se inscrever homens e mulheres de todas as idades, independentemente do nível escolar, assim como portadores de necessidades especiais.

   Além do espaço físico já existente para as aulas, alugamos parte de uma escola particular em Altamira. Após as reformas, 10 salas de aula serão utilizadas por turmas de capacitação matinais, diurnas e noturnas. Apenas em dois turnos, calculamos que será possível receber cerca de 500 alunos – conta o diretor Administrativo do CCBM.

   Os operadores de caminhões de grande porte, tratores e outros equipamentos móveis pesados, que já estão sendo adquiridos de montadoras com fábricas no Brasil, também serão submetidos a um treinamento especial paralelamente à entrega dos veículos. O mesmo ocorrerá em relação aos responsáveis pela manutenção da frota

Fonte DOL
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário