terça-feira, 22 de março de 2011

Altamira: Hidrelétrica Belo Monte em Altamira/Pa

 

Presidenta Dilma Russeff, envia representantes do governo á Altamira/Pa após receber denúncias de que as condicionantes previstas no licenciamento ambiental de Belo Monte não estão sendo cumpridas. 

 
   Já estão em Altamira representantes da secretaria geral da presidência da república, os representantes foram enviados pela presidente Dilma Russeff, a visita acontece após o governo receber denúncias de que as condicionantes previstas no licenciamento ambiental de Belo Monte não estão sendo cumpridas pelo consórcio responsável pela da usina.

   A primeira reunião dos representantes da secretaria geral da presidência aconteceu na sede do movimento Xingu vivo para sempre ás 19:00 de sábado, na ocasião vários assuntos foram abordados, a imprensa não foi autorizada a registrar todo o encontro.

    De acordo com os representantes do governo, Juliana Miranda e Nilton Ribeiro, o evento é para agendar visitações em diversas áreas da cidade,bem como as que serão atingidas direta ou indiretamente com a instalação da hidrelétrica Belo Monte, além de entidades, órgãos do governo e o consórcio responsável pela usina. A secretaria da presidência vai fazer um levantamento sobre o comitê gestor que deve acompanhar as obras de belo monte. 
Juliana Miranda
secretaria geral da presidência da república

   Durante a reunião os representantes do movimento Xingu vivo para sempre,aproveitaram a ocasião para falar das várias problemáticas enfrentadas, na educação, infra-estrutura da cidade, dificuldades dos ribeirinhos, saúde e das posição contrária dos movimentos ao empreendimento Belo Monte.

Nilton Ribeiro
secretaria geral da presidência da república


   No domingo pela manhã,iniciaram as visitas as áreas periféricas da cidade, que serão atingidas após a construção da barragem, os representantes do governo puderam ouvir pessoas que moram nesses perímetros, e de atingidos por barragens que hoje residem em Altamira em áreas de risco, como foi o caso de Advaldo Porto morador do bairro boa esperança. Ele diz esperar indenização da Eletronorte,ele é um dos atingidos pela barragem de tucuruí.

   As visitas aconteceram durante todo o dia,hospitais,construções e projetos com obras do governo que estão paralisadas também foram alvo de vistorias.


   MPF: Os representantes da secretaria geral da presidência da república devem se reunir no ministério público para saber detalhes das ações movidas contra o projeto de construção da hidrelétrica de belo monte,o encontro será acompanhado por movimentos sociais.


   Todos os depoimentos,situações e questionamentos serão transformados em um relatório único que deve ser entregue a presidente Dilma Russeff.

   Nota : De acordo com informações,o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, principal interlocutor do governo com movimentos sociais informou que a presidenta Dilma Rousseff convocou uma reunião sobre Belo Monte para os próximos dias.

Reportagem e fotos(representantes): Sidalécio Souza e Arlito Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário