quarta-feira, 6 de abril de 2011

Nú “com a mão no bolso”


Na praça de Santarém, João Paraibá retrata o caos social


Prefeitura de Novo Progresso envolvida em escândalo de fraude

Esquema da Tributação
 
Outro escândalo explode no telhado da prefeita tucana, a prisão em flagrante de MARCINHO, colocado na prefeitura para fraudar na tributação 
Marcinho roubava a prefeitura NP

   A policia civil prendeu em fragrante delito por fraudes e falsificação de documentos o ex-funcionário do setor de tributação da Prefeitura Municipal da cidade de Novo Progresso conhecido por "Marcinho"
 
   A prisão de Marcinho estourou como uma BOMBA nas estruturas políticas do governo da prefeita Madalena Hoffeman, do qual ele fezia parte como homem de confiança no setor de tributação.
 
   Afastado da função por suspeita de irregularidades no Setor onde exercia suas atividades, MARCINHO teria montando o esquema fraudulento em sua própria residência, aonde copiava dados daquele setor com seu próprio computador.
 
Marcinho produzia recibos falsificados em seu esquema fraudulento recebendo do contribuinte os débitos que deveriam ser pagos à Prefeitura. O golpe teria custado caro aos cofres do município, e que segundo informações teria a participação (conivência) de outros funcionários da tributação.
Os contribuintes, pelo que se pode apurar até o atual momento, não sabiam e nem desconfiavam da manobra fraudulenta montada para enriquecimento ilícito do ex-funcionário do Município. Há indícios de que há mais pessoas, de dentro do funcionalismo do Setor Tributário, envolvidas no esquema.
 
   Marcinho se encontra recolhido ao xadrez da delegacia de Polícia Civil do Município a disposição da justiça que pode pedir a qualquer momento sua prisão preventiva.
 
   Os fatos negativos acontecido ultimamente na prefeitura desse município refletem o desgoverno praticado pela prefeita Madalena Hoffman e seus subordinados.
 
 

Convenções oficializam candidatos a prefeitura de Aveiro

 
   No ultimo final de semana três nomes foram oficializados como candidatos a prefeitura do município de Aveiro que acontece dia 5 de junho, um domingo.
 
   O atual prefeito em exercício, vereador Ranilson Prado pelo PR, Olinaldo Xavier, o FUZICA (PSC) e Eliezer Sobrinho pelo PDT.
 
   A movimentação já esquentou logo feita as convenções partidárias que aconteceram na sede do município.
Ranilson Prado tem como vice-prefeito a vereadora Fé do PMDB, Fuzica o agricultor Iraci, enquanto que Eliezer trás João Paiva do DEM.
 
   Localizado as margens do Rio Tapajós, o município de Aveiro tem sido castigado por seus ex-prefeitos.
   A eleição suplementar é fruto da cassação da prefeita Maria Gorete Dantas Xavier que foi acusada de compra de votos.
 
   A nova eleição foi determinada pelo desembargador Ricardo Nunes do TER/PA.

Espólio em Placas

 
Ex-prefeito morto tem contas carimbadas
Capitani ainda vivo como prefeito de Placas

O espólio do morto prevê a devolução de R$ 4,5 milhões
O TCM- Tribunal de Contas dos Municípios acaba de CARIMBAR as contas do ex- Daniel Capitani (Placas), morto no mês de abril do ano passado.
O TCM frisa que os herdeiros (espólio) de Daniel Capitani terão um montante a pagar de R$ 4,5 milhões, em razão do ex-gestor não ter prestado contas dos recursos públicos recebidos.
Capitani antes de morrer já tinha se separado da primeira esposa conhecida por Nita Capitani e dividido todo o patrimônio com ela, e os filhos.
O principal acusado da morte de Daniel Capitani foi absorvido pelo júri que entendeu que o tiro não teria matado o ex-prefeito e sim o susto do disparo da arma, o que levou a ter um enfarto fulminante.
O certo é que Daniel Capitani ficou conhecido por fazer um desastroso governo no município de Placas, aonde ainda no final de seu mandato chegou a ser cassado, assumindo em seu lugar o vice-prefeito Santo Pereira que foi reeleito.  
 

Uruará: A policia esta no encalke do assassino de Geisson

Ontem dia 05/04 por volta das 6:00 da tarde a policia recebeu uma denuncia que o suspeito de ter assassinado,Antonio Geison Melo Borges para roubar sua moto Pop,os policiais civis e militares encaminharam diligencia ao local conhecido como lagoa do Rodolfo,onde os mesmo se deparam com o suspeito em uma moto Bis que ao ver a Policia largou a Moto e se evadia,a os policia fizeram busca na região,onde tem uma vegetação muito grande e fechada dificultado a prisão do suspeito.Segundo a policia a prisão do criminoso será o mais rápido possível pois já tem a ficha do criminoso


Pedaço de pedra dourada causa confusão em Altamira

 

   Tudo começou na tarde do ultimo domingo quando um homem passava pelo local. Ele não quis falar com a imprensa, mas afirmou que ficou surpreso ao encontrar uma pedra que supostamente seria ouro. A notícia não demorou a ser espelhar e moradores da rua coronel José Porfírio também começaram a cavar buracos na esperança de encontrem outras pedras acreditando ser ouro. Regis Curuaia afirmou já ter encontrado ouro no local e ainda brincou dizendo que o asfalto não poderia ser destruído.

   Regis garantia que tratava-se de ouro, e ainda disse que um morador da travessa onde a pedra foi encontrada já havia encontrado a suposta pedra de ouro e vendido uma pequena quantidade em uma ourivesaria da cidade.

   A policia militar esteve no local junto com agentes do Demutran e Guardas Municipais para conter a população. A polícia militar isolou a área e afirmou que somente uma autorização do IBAMA poderia dar aos moradores o direito de escavar o local. Os moradores não gostaram da notícia e trataram de reclamar, mas no final tudo terminou em gargalhada depois que um dos homens que encontrou a tal pepita procurou uma ourivesaria e descobriu que tudo não passava de um pedaço de asfalto desgastado na cor amarela. Sorrisos a parte a Avenida Coronel José Porfírio acabou ganhando mais um buraco, mas este não foi aberto pelo tempo.
 

Eletronorte se recusa a cumprir sentença em favor de índios atingidos pela usina de Tucuruí

 

      O Ministério Público Federal no Pará mandou manifestação à Justiça pedindo que a Eletronorte seja obrigada imediatamente a comprar terras para compensar a área que os índios Akrãnkykatejê, conhecidos como Gavião da Montanha, perderam com a construção da usina hidrelétrica de Tucuruí.

   O caso tramita desde 1989 na Justiça Federal e teve decisão transitada em julgado – sem possibilidade de recurso. A decisão veio do Tribunal Regional Federal da 1ª Região em Brasília e originou uma ordem, em que o juiz Ronaldo Destêrro, da 9ª Vara Federal em Belém, determina à Eletronorte que compre as terras do Condomínio Bela Vista, um conjunto de fazendas já aprovado pela Funai e pelos índios.

   A ordem judicial data de junho de 2010, mas, em vez de cumpri-la, a Eletronorte interpôs no mês passado Embargos de Declaração, tipo de recurso cabível apenas para esclarecer dúvidas quanto a uma sentença. “A leitura dos embargos revela o intuito meramente protelatório, como forma de adiar o efetivo cumprimento da ordem judicial emanada”, afirma o procurador da República Felício Pontes Jr na manifestação à Justiça.

Mais informações, http://www.prpa.mpf.gov.br/

Petição quer suspensão da licença de Belo Monte

 

   A comunidade Instituto Maria Nonato botou no ar uma petição pública que apela à presidente Dilma Rousseff a suspensão administrativa da licença de instalação da hidrelétrica de Belo Monte.
   Segundo a petição, todo o "processo de licenciamento está revestido de polêmicas jurídicas, com ações judiciais questionando, inclusive, a qualidade e a quantidade das audiências públicas e até a própria licença de instalação recentemente suspensa por decisão judicial."

            A íntegra, você lê aí embaixo.
----------------------------------------------------
   Considerando o início das obras de construção do Aproveitamento Hidrelétrico de Belo Monte pelo consórcio Norte Energia – NESA, um empreendimento com capacidade instalada de 11.231,1 MW, cujo o reservatório ocupará uma área de 516 quilômetros quadrados, nos municípios de Vitória do Xingu, Altamira e Brasil Novo.

   Considerando que as obras liberadas trarão impactos ambientais e sociais que serão suportados pelas populações de onze municípios paraenses da região do Xingu, dentre eles: aumento de população em aproximadamente cem mil pessoas; redução da vazão de cem quilômetros do Rio Xingu, na conhecida Volta Grande; pressão sobre os equipamentos urbanos de saúde, educação, coleta e tratamento de lixo, segurança pública; desmatamento e afugentamento de fauna; alagamento de áreas urbanas e rural, atingindo dezoito mil pessoas; alteração na vida econômica de pessoas que retiram sua sobrevivência do Rio Xingu; alteração no modo de vida das populações indígenas, em especial o povo Arara da Volta Grande, o povo Juruna da Aldeia Paquiçamba e do Km 17.
   Considerando que todos impactos foram estudados e as formas de superação ou mitigação estão previstas em programas do EIA/RIMA e nas condicionantes do licenciamento prévio e de instalação, que fiscalizar e apoiar a população no fiel cumprimento destas condições é de fundamental importância para evitar que o Estado do Pará seja penalizado e tenha que arcar com as consequências deste empreendimento.
Considerando que todo processo de licenciamento está revestido de polemicas jurídicas, com ações judiciais questionando, inclusive, a qualidade e a quantidade das audiências públicas e até a própria licença de instalação recentemente suspensa por decisão judicial.
   Os cidadãos abaixo identificados requerem a S. Excia, presidenta da República Federativa do Brasil, Dilma Rousseff a suspensão administrativa da Licença de Instalação n.º 770/2011; e a imediata criação do Grupo Interinstitucional previsto na condicionante 2.2 da Licença Prévia, sugerindo que do grupo façam parte as seguintes instituições ou entidades: OAB, MPF, MPE, FIEPA, Fort Xingu, Governo do Estado do Pará, Consórcio de Prefeitos, Sindicato dos Urbanitários, Federação dos Trabalhadores e Movimento Xingu Vivo Para Sempre

Os signatários

ASSASSINO DE EMPRESÁRIO SE ENTREGA EM ITAITUBA

 


Marcos Moreira da Silva
   José Ricardo Rodrigues de Souza foi morto na quinta feira (31),o assassinato foi praticado por Marcos Moreira da Silva,e de acordo com informações recebidas pela polícia de Itaituba o crime teria acontecido em um interior de um motel na cidade de Altamira.

José Ricardo
   Marcos Moreira da Silva usou o carro da própria vítima, esta L200 para fugir da cidade. Ainda de acordo com a versão da polícia o corpo do empresário foi jogado ás margens da transamazônica á 38 km da cidade de Altamira. No sábado á tarde Marcos se apresentou na seccional de polícia em Itaituba ele não quis dar maiores detalhes sobre o crime,mas confirmou que estava com medo dos parentes da vítima.

   Marcos Moreira “feito alguma coisa com outras pessoas”... (repórter) no caso com a tua família?  Marcos “com eles” (repórter)o que você teria contra o Sr°? Marcos “ Não tinha muito caso não...só....ameaça mesmo....eu só fiz mesmo pela defesa”...conclui Marcos.

   O delegado de plantão confirmou que Marcos Moreira da Silva se entregou espontaneamente, e aguarda agora contato com a polícia de Altamira para obter maiores detalhes sobre esse crime.

Reportagem: Mauro Torres (da TV TAPAJOARA afiliada do SBT em  Itaituba)

Foragido de Justiça é preso por policiais civis em Altamira

 

Lenilson dos Santos Lima (foto/Polícia Civil)
   A intensificação pela busca de foragidos no município de Altamira, sudoeste do Pará, levou à prisão de Lenilson dos Santos Lima, de 22 anos, acusado de roubos com uso de arma de fogo e formação de quadrilha. Ele estava na condição de foragido há um ano e meio, após ter saída da prisão, em função de indulto, e não retornou mais para cumprir a pena. Enquanto esteve solto, o acusado teria cometido roubos em estabelecimentos comerciais e assaltos do tipo “saidinha de banco”. Ele também é acusado de homicídios e de fazer ameaças de morte a policiais
    Todos os crimes foram cometidos na região do Xingu. Lenilson estava escondido na casa de uma namorada, em Altamira. Ele foi localizado após cerco à residência realizado pelos investigadores Luiz Lago, Marcelo Lameira, Dates Brito, Leonel Baía e Thales. A ação policial atende às determinações do superintendente regional, delegado Cristiano Marcelo Nascimento. O criminosos permanecerá preso à disposição da Justiça para continuar a responder pelos crimes.

Fonte: Polícia civil de Altamira/Pa

Uruará é o 40º município paraense a aderir ao Sistema Nacional de Trânsito .

 

O Pará passa a contar com 40 municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O mais novo é Uruará, localizado no sudoeste paraense. No último dia 28, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) enviou ofício ao Conselho Nacional de Trânsito (Cetran) informando sobre a municipalização de Uruará.


De acordo com o levantamento do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), Uruará tem uma frota constituída por 5.394 veículos registrados junto ao Detran. Com a adesão ao SNT, o município cumpre assim com o que determina o Código de Trânsito, que em seu artigo 8º diz que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão os respectivos órgãos e entidades executivos de trânsito e executivos rodoviários, estabelecendo os limites circunscricionais de suas atuações.

Cabe ao Cetran, de acordo com a Resolução de número 296 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a certificação das condições mínimas do município que desejar gerenciar o seu trânsito. Antes da normativa, que foi publicada em 2008, a análise inicial do processo era feita pelo órgão executivo de trânsito da União, que é o Denatran. Os municípios que quiserem aderir ao Sistema de Trânsito deverão encaminhar a documentação e seus dados cadastrais ao Conselho Estadual.

De acordo, ainda, com a resolução, integram o SNT os órgãos e entidades municipais executivos de trânsito e rodoviário que disponham de estrutura organizacional e capacidade instalada para o exercício das atividades e competências legais que lhe são próprias - como coleta e controle de análise estatística de trânsito - e disponham de Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari).

Competências

Pelo que determina o Código de Trânsito, compete aos órgãos executivos municipais de trânsito exercer nada menos que 21 atribuições. Uma vez preenchidos os requisitos para integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito, ele assume a responsabilidade pelo planejamento, o projeto, a operação e a fiscalização, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais. A prefeitura passa a desempenhar tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito.


Com relação à frota de Uruará, segundo dados do Detran, dos 5.394 veículos registrados ano passado, a maioria absoluta é do tipo motocicleta e motoneta. Há 4.993 veículos de duas rodas registrados junto ao Detran no município. Há, também, 405 caminhões, 316 caminhonetes, 64 camionetes, entre outros tipos.

Municípios que já aderiram ao SNT

Abaetetuba, Ananindeua, Altamira, Alenquer, Barcarena, Belém, Bragança, Breu Branco, Breves, Cametá, Canaã dos Carajás, Capanema, Castanhal, Conceição do Araguaia, Curionópolis, Dom Eliseu, Goianésia do Pará, Itaituba, Jacundá, Marabá, Medicilândia, Moju, Monte Alegre, Novo Repartimento, Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Pacajá, Redenção, Rondon do Pará, Santa Izabel do Pará, Santarém, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, São João de Pirabas, Tucuruí, Tailândia,Uruará, Vigia e Xinguara.

BELO MONTE.

 

Senador rejeita recomendação da OEA


O Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), eleito nesta terça-feira (05) presidente da subcomissão de acompanhamento das obras de Belo Monte no Senado definiu como "absurda" a recomendação da Organização dos Estados Americanos (OEA) para que o Brasil suspenda todo o processo de licenciamento e as obras da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. (Ouçam acima o aúdio).

"Se por algum motivo as ações comprometidas pelo Governo Federal não acontecerem, o Senado Federal é que irá solicitar a paralisação das obras. Não há necessidade que OEA ou qualquer personalidade estrangeira ou ONG vir ao Brasil solicitar que as obras parem. É o próprio Senado, que representa os Estados do Brasil que irá fazê-lo se assim for necessário", destacou Flexa.

"Com relação à notícia que a OEA pede que as obras não sejam iniciadas, ao meu juízo isso é um absurdo. Uma intromissão na soberania de um país e que seria muito bem aceita se, ao invés da OEA vir dessa forma solicitando uma ação de não-início ou paralisação de uma obra em nosso país, que ela viesse como colaboração... apontando na sua visão qual a ação que deveria ser melhorada e de que forma, não só dizer mas também de que forma melhorar, para que nós, brasileiros, acolhendo a contribuição pudéssemos avaliar e aceitar ou não. Mas da forma como foi formalizado, deve ser rechaçada de pronto de parte do governo brasileiro", disse.

Fonte: Blog espaço aberto.

PRESO EM JACUNDÁ INTEGRANTE DO PCC

 

Preso em Jacundá integrante do PCC (Foto: Divulgação)
Wallacy de Carvalho Salles, o Fiote, Integrante do PCC

Um suposto integrante do PCC - Primeiro Comando da Capital-, uma facção que comanda o tráfico na capital paulista, foi preso na manhã de quinta-feira (31), em atitude suspeita, no centro comercial da cidade de Jacundá.
Trata-se de Wallacy de Carvalho Salles, o Fiote, 18 anos. A ficha criminosa do suspeito apresenta delitos cometidos na cidade de Jundiaí, em São Paulo.

O responsável pelo policiamento militar em Jacundá, tenente Rogério, explicou que a prisão do foragido da Justiça paulista aconteceu meio por acaso quando uma equipe de policiais fazia ronda nas adjacências das agências bancárias da cidade.

“Suspeitamos dele, pois havia passado algumas vezes em frente à agência do Bradesco. Quando fizemos a abordagem, ele não portava documentos de identificação. Então, o levamos à delegacia e descobrimos sua ficha criminosa”.

LIGAÇÃO COM PCC

A descoberta sobre o envolvimento de Fiote com o crime organizado paulista também apareceu na ficha policial do foragido de Justiça. “Descobrimos que se tratava de um integrante do PCC, foragido, que respondia pelos crimes de assalto à mão armada e roubo”, cita tenente Rogério.

CRIME

Diz ainda que Fiote e mais 10 comparsas fortemente armados com fuzis e metralhadoras invadiram uma distribuidora de bebidas na cidade de Jundiaí, no dia 22 de janeiro deste ano.

A quadrilha conseguiu roubar R$ 700 mil em dinheiro, três revólveres calibre 38 pertencentes aos vigilantes que foram rendidos na hora do assalto. Na ocasião, um dos vigilantes levou um tiro e morreu a caminho do hospital.

Quando menor de idade, Fiote esteve preso por dez meses na FEBEM paulista por tráfico de droga, de onde também conseguiu fugir.
Diário do Pará


MANIFESTANTES INVADEM SEDE DO IBAMA EM NOVO PROGRESSO

 

Mais de 500 pessoas, ocupam a sede do IBAMA
Manifestantes invadiram e protestam em frente ao prédio do Ibama em Novo Progresso, contra a operação deflagrada pelo órgão como Disparada, a operação fiscaliza fazendas, onde há suspeitas que estaria ocorrendo criação ilegal de gado, também chamada de "boi pirata".
O grupo, formado por cerca de 500 pessoas, ocupa a calçada e uma faixa em frente a sede do IBAMA próximo da APRONOP- Associação dos Produtores Rurais de Novo Progresso.


Segundo um popular eles acorrentaram o helicóptero para exigir a permanência do chefe da operação no Município para discutir com a sociedade a operação e a retirada do gado.


Neste momento agentes do IBAMA se encontram na propriedade do Dr. Joviano onde já apreenderam o gado e estão prontos para retirar mais de mil cabeças.
Folha do Progresso

IBAMA APREENDE 1,6 MIL CABEÇAS DE GADO

 


Fiscais do Ibama ocupam desde a última quinta-feira, três fazendas que criavam gado em áreas desmatadas e embargadas no sudeste e sudoeste do Pará.

A ação faz parte da operação Disparada, que combate a pecuária ilegal em cinco regiões da Amazônia Legal localizadas no Pará, Mato Grosso e Amazonas. Na frente paraense, até o momento, cerca de 1,6 mil cabeças de gado foram apreendidas em Cumaru do Norte (500 bois), São Félix do Xingu (200) e Altamira (900).

Em toda a Amazônia, o número chega a 4,5 mil animais. O gado flagrado nas áreas ilegais será doado ao Programa Fome Zero, do Ministério do Desenvolvimento Social.

“A operação quer mostrar ao produtor rural que não se admite mais a pecuária em área desmatada ilegalmente, quem não respeitar os embargos e não se adequar está sob o risco de ter o rebanho apreendido”, diz o chefe da Divisão de Fiscalização do Ibama no Pará, Paulo Maués.

Além de perder o gado, os proprietários que descumpriram os embargos serão multados em R$5 mil por cada hectare onde impediram, com o pastoreio, a regeneração da floresta e entre R$10 mil e R$1 milhão pelo não atendimento à notificação para a retirada dos animais da área proibida.
Os fiscais chegaram de helicóptero a uma propriedade multada em R$1,6 milhão, em 2006, por ter derrubado mais de mil hectares de floresta, em Cumaru do Norte, a 170 km de Redenção.

A atividade pecuária estava proibida na área, mas o fazendeiro não respeitou o embargo. Para apreender os cerca de 500 animais flagrados pastando no local, o Ibama usou até cavalos.

O responsável pela infração foi multado em R$5,3 milhões, por impedir a regeneração da floresta, e em R$200 mil, por não atender a notificação do Ibama para a saída dos animais.

Mais 200 cabeças de gado foram flagradas sendo criadas em uma área embargada de 343 hectares, desde 2010, em São Félix do Xingu. O responsável foi multado em R$1,7 milhão por impedir a regeneração da floresta.

Cerca de 900 animais foram apreendidos em outra fazenda, com 1,3 mil hectares de área com atividade pecuária proibida, em Altamira.

O proprietário foi multado em cerca de R$7 milhões, por não permitir a recuperação do meio ambiente, e em R$ 500 mil, por não atender a notificação para retirar o gado da área.

A operação Disparada não tem prazo para terminar. Novas propriedades serão vistoriadas e poderá haver mais gado aprendido no Pará.

A duração da operação dependerá da disposição dos infratores de retirar os rebanhos das demais áreas desmatadas ilegalmente e cujos embargos não estão sendo respeitados no estado.

Atualmente, o cadastro de áreas embargadas do Ibama registra mil propriedades embargadas no Pará e cinco mil em toda a Amazônia Legal. (Ascom Ibama)
 

O segredo do fracasso


bill

terça-feira, 5 de abril de 2011

1º MOTOCROSS DE PÁSCOA DE TRAIRÃO FOI SUCESSO ABSOLUTO DE PÚBLICO

Neste domingo(03), o balneário ponto dos amigos  sediou o  1º Motocross de Páscoa  de Trairão. O evento organizado pelos amigos Cezinha, Rodrigo e Joomar,  deverá ficar no calendário cultural da cidade,  haja visto  levou mais de cinco mil espectadores à  pista de motocross,  lotando dessa forma as dependências do balneário ,  que teve a presença marcante de pessoas vindas  de vários municípios do sudoeste paraense . O acontecimento contou  com o apoio da prefeitura municipal de Trairão e comerciantes do nosso  município e de Itaituba.

  • As categorias participantes foram as seguintes: Cat.125 da qual o vencedor foi Alessandro de Morais Almeida.
  •  Intermediário. Nessa quem levou  a melhor foi Nadab do município de Rurópolis, o qual sempre envia participantes para participar de competições  em nossa cidade.
  • Na categoria força livre,essa a mais emocionante das três, o campeão foi Jone Bala de Moraes Almeida.
Houve premiações em dinheiro e troféus até o quarto colocado de cada categoria, com um bingo de uma moto pop cem no final da tarde.
Prefeito dando entrevista à canal de TV de Itaituba

 

 






 

 

 


 


Jacareacanaga: Cirurgião pede demissão

 

   O médico José Antonio, que estava dois meses no hospital Municipal de Jacareacanga, acaba de pedir sua demissão do cargo de Medico - Cirurgião do município. José Antonio, que substituiu o competente cirurgião Valdir Simon, que hoje está no Hospital Municipal de Trairão.

   As informações dão conta que o médico não estava satisfeito com a política da saúde de Jacareacanga e já teria pedido pra sair, em outra ocasião.

   Informação ainda não confirmada, dão conta que o cirurgião estaria indo pra cidade de Uruará.

   Com a palavra a Assessoria de Imprensa da prefeitura de Jacareacanga.


Aveiro ganha uma unidade odontológica

 

   Na quarta feira, dia 30, a Secretária Municipal de Saúde de Aveiro, Mary Cordeiro, recebeu na sede da Rontan, na cidade de Tatuí-SP, uma Unidade Móvel Odontológica. Uma conquista através de um convênio assinado junto ao Programa Brasil Sorridente, do governo federal.
A Unidade Odontológica está sendo vista como mais uma grande vitória da população de Aveiro que sofria com o descaso de governos anteriores, que nunca se preocupavam com a população mais carente.
 
    Com a mudança de administração, apesar do pouco tempo o governo de Ranilson Prado está mudando o que era visto como um pesadelo para o povo aveirense. A população confiando no gestor público que busca forças nas dificuldades do povo para transformar as conquistas administrativas em benefício aos menos favorecidos.
 
   Com a Unidade Odontológica, Ranilson Prado mostra mais uma vez sua preocupação com a população de todo município, já que a referida unidade poderá não somente atender os moradores da sede do município, como também todas as comunidades em seu entorno.
 
   A unidade já foi entregue na transportadora, segue em direção ao município de Aveiro onde será entregue a população que será a principal beneficiada com esta ação.
 
   Parabéns as vereadoras Maria da Fé, Conceição Santiago e Neide Moura, bem como ao vereador Rubemir dos Santos, que uniram forças em defesa do povo aveirense, por acreditarem ser possível esta mudança para melhor. Parabéns ao Governo do Bem, na pessoa do Prefeito Ranilson Prado e sua equipe e nosso parabéns especial a secretária municipal de saúde Mary Cordeiro, por está mostrando como se faz saúde no município. Isto merece festa!
 

UM PARAÌZO CHAMADO DE " AVEIRO "

 

Trapiche municipal um dos pontos de entrada e saída do município
Busto de Amaro Lisboa enfrente o prédio da antiga prefeitura segundo os mais conhecedores da historia da cidade esse mesmo busto que hoje está de costa pro rio já foi removido pois o mesmo era de frente pro tapajós.
Um lugar onde ainda pode conversar vontade na sombra das mangueiras com os amigos.....
Coreto da praça Amaro Lisboa com vista do rio tapajós e suas águas calmas e navegantes .

Navegapará terá 18 mi em investimentos este ano

 

   O Navegapará é um dos maiores programas de inclusão digital do Brasil, abrangendo 45 municípios e cerca de 900 mil pessoas em todo o Estado do Pará. O Programa oferece acesso à internet de alta velocidade para órgãos públicos, institutos de pesquisa e instituições de ensino básico e superior. Em uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a rede de infocentros presta apoio na matrícula dos alunos de escolas públicas estaduais. Por meio dos infocentros, também são ofertados treinamentos para a população, especialmente a de baixa renda, na área de informática.
 
   Mas o programa apresenta, ainda, muitos desafios a serem superados. A atual gestão recebeu o sistema com um elevado volume de recursos em Despesas de Exercícios Anteriores (DEA) e com algumas deficiências estruturais, reduzindo a confiabilidade do Programa. Atualmente, existem 183 infocentros, dos quais perto de 50 estavam inoperantes, seja por falta de energia elétrica (pagamento atrasado), computadores desmontados ou falta de conexão de internet. Do total em funcionamento, quase metade apresenta deficiência de monitores, pendências jurídicas e/ou energia elétrica cortada por falta de pagamento.
 
   De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Alex Fiúza de Mello, o Programa desempenha grande importância ao promover a inclusão digital na Amazônia, contudo, é preciso avançar no sentido de corrigir os pontos falhos e ampliar sua função social. Telemedicina, teleducação, segurança são algumas das possibilidades de uso do Navegapará que o atual gestor da Sedect pretende potencializar, aproximando o Estado do cidadão.
Cláudio Luciano da Rocha Conde, coordenador do Programa, explica que para solucionar os atuais gargalos, a Sedect investirá algo em torno de R$ 18 milhões de reais. “Pretendemos sanear os infocentros existentes, colocar em operação os inoperantes e ampliar a rede em parceria com o programa Telecentros.BR, do Governo Federal”, destaca. A previsão, a longo prazo, é triplicar a quantidade de infocentros instalados e aumentar a inserção social, ofertando mais serviços públicos à população.
 
   Uma das iniciativas a serem adotadas a curto prazo é a conclusão da Etapa 2 do Programa, o que implica na ampliação do Navegapará para mais 17 municípios. “Em médio prazo, vamos continuar a expansão física do sistema em direção ao Arquipélago do Marajó e à margem esquerda do Rio Amazonas, em parcerias com empresas do setor elétrico, aproveitando a rede de fibras óticas que está sendo implantada junto às linhas de transmissão de energia”, esclarece Conde.
 
   O Programa – O Navegapará foi lançado em 2007 e é gerido pela Sedect e pela Empresa de Processamento de Dados (Prodepa). Atualmente, conta com 183 infocentros públicos, 60 pontos de acesso livre e 36 Cidades Digitais.
SEDECT

Pará: Ibama apreende 120 tubarões pescados ilegalmente no Pará


Foto: Divulgação/Ibama-PA
FONTE: g1.globo.com
Dono de barco teve embarcação e carga apreendidas, e foi multado.
Segundo o Ibama, barbatanas têm alto valor no mercado internacional.


Cerca de 120 tubarões pescados ilegalmente foram apreendidos, na sexta-feira (1º), no Pará. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o barco pesqueiro que capturou os animais tinha autorização apenas para pesca de peixes com o uso de redes. A pesca de tubarões, no entanto, era feita com uso de espinhéu, ou seja, anzóis presos a cordas.
Ainda segundo o Ibama, dono do barco teve a embarcação e a carga apreendidas, e foi multado em R$110 mil pela pesca irregular. A carne dos tubarões foi doada à população local e as barbatanas, enterradas com cal.

Foto: Divulgação/Ibama-PA
FONTE: g1.globo.com
A pesca irregular de tubarões ocorre, de acordo com o Instituto, porque as barbatanas têm alto valor no mercado internacional (cerca R$ 80 o quilo), principalmente na China.

FONTE: g1.globo.com

Itaituba: Homem atropela criança de cinco anos na porta de casa e é pego por populares


        Na tarde desta terça-feira (5), um rapaz que conduzia um FIAT Uno pela Décima Rua do Bairro da Floresta na cidade de Itaituba atropelou uma criança de cinco anos que estava brincando na calçada da própria residência. Após o ocorrido, o condutor empreendeu fuga, mas foi parado por um jovem que conduzia uma motocicleta, onde o mesmo parou sua moto na frente do carro impedindo que continuasse a fuga.
        O rapaz que conduzia o FIAT Uno apresentava sinais de embriaguez e trabalha como lavador de carro. Depois que um cliente deixou o carro para lavar, ele resolveu pegar o veículo e dar uma volta pela cidade, causando todo esse transtorno. Segundo a imprensa local, o veículo pertence a um servidor do DETRAN de Itaituba.
        A criança foi encaminhada para o Hospital Municipal de Itaituba e passa bem.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Novo Progresso: Contratações para serviços públicos em Novo Progresso.

 


PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO PROGRESSO

Extratos de Contrato Tomada de Preço: nº. 003/2010 Objeto: Contratação de Empresa para Execução do Projeto MSD – Melhorias Sanitárias Domiciliares, Com Fornecimento de Materiais e mão de obra, conforme Termo de Compromisso firmado entre a Fundação Nacional de Saúde e a Prefeitura Municipal de Novo Progresso – PA. Contrato nº. 3010001/2010 - Vigência 06 meses, Partes: Prefeitura Municipal de Novo Progresso - PA / J A de Oliveira e Cia Ltda, com valor de R$ 824.703,30 (Oitocentos e vinte e quatro mil setecentos e três reais e trinta centavos).


Tomada de Preço: nº. 004/2010 Objeto: Contratação de Empresa, para a construção do portico de entrada da cidade de novo progresso/pa, com fornecimento de Material e Mão de Obra, com recursos oriundos do Ministério do Turismo, representado pela Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Novo Progresso, estado do Pará. Contrato nº 2911001/2010 – vigência de 05 meses, Partes: Prefeitura Municipal de Novo-PA / J A de Oliveira e Cia Ltda, com valor de R$ 219.421,70 (Duzentos e dezenove mil quatrocentos e vinte e um reais e setenta centavos).

Trabalhadores da educação paralisam atividades em três municípios do Pará

 

   A situação da educação na capital paraense e nos interiores é degradante. Professores e funcionários das escolas reclamam de não ter estrutura para ensinar. Em Redenção, o Sintepp (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará) denuncia que alunos são obrigados a comprar o material escolar, que deveria ser oferecido pela escola, para poder fazer provas e trabalhos.

   O coordenador do Sintepp de Redenção, José Rodrigues, ressalta que das três escolas de ensino médio do município, apenas uma está em bom estado. As outras nem mesmo têm carteiras para os alunos sentarem. 'O prefeito construiu uma escola modelo e fica fazendo propaganda dela. Porém, as outras escolas do município estão caindo em cima dos alunos e dos funcionários e até agora nada foi feito', frisa Rodrigues.

   Nesta sexta-feira (1º), o Sintepp paralisou as atividades em Belém, Barcarena e Redenção. Além de exigirem uma melhor estrutura nas escolas, os professores reivindicam a implantação do PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração). Segundo os sindicalistas, a remuneração da maioria dos funcionários da educação é inferior a um salário mínimo.

   É o caso dos trabalhadores de Barcarena, que reclamam da falta de posicionamento da prefeitura em relação ao PCCR para a categoria. 'Esperávamos que fosse publicado no edital de ontem a aprovação do plano, mas a prefeitura nada fez em relação a isso. O professor e todos os funcionários da educação estão reunidos nesta sexta em assembleia para decidirmos se vamos ou não entrar em greve', afirma a coordenadora Raimunda Barreto.

   Em Belém, os professores argumentam que essa paralisação será apenas o início de várias tentativas para negociar com a prefeitura sobre a questão do salário dos educadores. 'Vamos tentar em todas as instâncias negociar com o prefeito, sem termos que parar nossas atividades para não prejudicar o ano letivo. Mas caso não surta efeito, vamos fazer uma assembleia e decidir se fazemos a greve ou não', argumenta o coordenador de comunicação do Sintepp em Belém, Agnaldo Soares.

ORM

Tracuateua: Nelson Pinheiro é eleito prefeito de Tracuateua

 

   Nelson Pinheiro (PT do B) é o prefeito eleito de Tracuateua, com 5311 votos. O resultado foi divulgado às 19h20 de ontem, quando 98% das urnas já haviam sido conferidas no Cartório da 13ª Zona Eleitoral, em Bragança, local da apuração presidida pelo juiz eleitoral da Comarca de Bragança, Roberto Valois. Em segundo lugar, estava o peemedebista Tamariz Cavalcante, com 4.711, depois vinham Aluísio Barros (PDT), com 3.156 votos, e Hugo Armando (PSDB), com 1.416, até que chegassem as duas últimas urnas restantes, vindas de Quatipuru.

   Nelson Pinheiro é o prefeito interino de Tracuateua deste ano, uma vez que o município está sem gestor titular eleito pelo povo desde 1º de janeiro de 2009. A situação se estabeleceu devido ao prefeito eleito em 2008, Jonas Barros (PMDB), ter sido impedido pela Justiça Eleitoral de assumir o cargo, pois teve seu registro eleitoral indeferido. Desde então, quem ficou à frente da prefeitura foram os presidentes da Câmara de Vereadores: a vereadora Maria da Glória Silva (PMDB), em 2009, e Nelson Pinheiro (PT do B), em 2010.

   A situação de instabilidade política gerou grandes expectativas na população em relação às eleições suplementares. Para garantir segurança, a 5ª Companhia Independente de Polícia Militar, que esteve à frente das eleições em Tracuateua, buscou reforços junto ao Grupo Tático e à Rotam, que estiveram presentes em Tracuateua durante todo o dia e permaneceram durante os festejos da vitória de Nelson Pinheiro.

   Apesar do clima de rivalidade promovido pela disputa acirrada dos candidatos, o comandante da 5º CIPM, Dayvid Sarah, e o delegado da Polícia Civil, Francisco Pinto da Silva, disseram que não houve registro de nenhum crime eleitoral, nem de violência civil, até o final da apuração.

DOL

Itaituba: 'TURMA DO COCORICÓ' É PRESA EM FLAGRANTE QUANDO FURTAVA FRANGO DA EMPRESA

 

     Investigadores da Polícia Civil, lotados na Superintendência Regional do Baixo Amazonas,  sob o comando do Chefe de Operações Charles Roberto, desbarataram e prenderam em flagrante na tarde deste sábado (2), uma quadrilha formada por funcionários de uma empresa produtora de frango e um comerciante.
     Os presos foram: Sauro Augusto Mota Lima, 42 anos, motorista, residente na Rua Cambuquira, nº 536, bairro esperança; Mário César Serra da Costa, 27 anos, auxiliar de produção, residente na Travessa Ceará, nº 430, bairro aeroporto velho; Antonio Marlison Leal Lima, 24 anos, auxiliar de produção, residente na Travessa Idelfonso Almeida, nº 571, bairro Aparecida; e Edinaldo da Silva Ferreira, 35 anos, comerciante, residente na Rua Amazonas, s/nº bairro Santana, todos em Santarém.
     Segundo a polícia, a quadrilha atuava no furto de sacos e caixas de frango da empresa produtora e vendia para o proprietário de uma empresa de filetagem de peixe no bairro santana, em Santarém/PA.
     Os crimes já vinham sendo praticados há semanas, quando a polícia civil foi acionada e passou a investigar, comprovando a prática criminosa continuada pela participação de funcionários da empresa e de um comerciante, que atuava como receptador. Cada participante do 'esquema' recebia R$-100,00 de gratificação.
     Durante a prisão dos acusados, 90 quilos de frango foram recuperados e apreendidos pelos policiais.
     O Delegado Mardnes Tiago autuou os quatro em flagrante e os indiciou na prática dos crimes de furto e receptação.
     A 'turma do cocoricó' foi transferida para o Sistema Penal do Estado na manhã deste domingo (3), onde ficarão à disposição da Justiça.
 
Fonte: Blog Itaituba hoje.