terça-feira, 5 de abril de 2011

Navegapará terá 18 mi em investimentos este ano

 

   O Navegapará é um dos maiores programas de inclusão digital do Brasil, abrangendo 45 municípios e cerca de 900 mil pessoas em todo o Estado do Pará. O Programa oferece acesso à internet de alta velocidade para órgãos públicos, institutos de pesquisa e instituições de ensino básico e superior. Em uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a rede de infocentros presta apoio na matrícula dos alunos de escolas públicas estaduais. Por meio dos infocentros, também são ofertados treinamentos para a população, especialmente a de baixa renda, na área de informática.
 
   Mas o programa apresenta, ainda, muitos desafios a serem superados. A atual gestão recebeu o sistema com um elevado volume de recursos em Despesas de Exercícios Anteriores (DEA) e com algumas deficiências estruturais, reduzindo a confiabilidade do Programa. Atualmente, existem 183 infocentros, dos quais perto de 50 estavam inoperantes, seja por falta de energia elétrica (pagamento atrasado), computadores desmontados ou falta de conexão de internet. Do total em funcionamento, quase metade apresenta deficiência de monitores, pendências jurídicas e/ou energia elétrica cortada por falta de pagamento.
 
   De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Alex Fiúza de Mello, o Programa desempenha grande importância ao promover a inclusão digital na Amazônia, contudo, é preciso avançar no sentido de corrigir os pontos falhos e ampliar sua função social. Telemedicina, teleducação, segurança são algumas das possibilidades de uso do Navegapará que o atual gestor da Sedect pretende potencializar, aproximando o Estado do cidadão.
Cláudio Luciano da Rocha Conde, coordenador do Programa, explica que para solucionar os atuais gargalos, a Sedect investirá algo em torno de R$ 18 milhões de reais. “Pretendemos sanear os infocentros existentes, colocar em operação os inoperantes e ampliar a rede em parceria com o programa Telecentros.BR, do Governo Federal”, destaca. A previsão, a longo prazo, é triplicar a quantidade de infocentros instalados e aumentar a inserção social, ofertando mais serviços públicos à população.
 
   Uma das iniciativas a serem adotadas a curto prazo é a conclusão da Etapa 2 do Programa, o que implica na ampliação do Navegapará para mais 17 municípios. “Em médio prazo, vamos continuar a expansão física do sistema em direção ao Arquipélago do Marajó e à margem esquerda do Rio Amazonas, em parcerias com empresas do setor elétrico, aproveitando a rede de fibras óticas que está sendo implantada junto às linhas de transmissão de energia”, esclarece Conde.
 
   O Programa – O Navegapará foi lançado em 2007 e é gerido pela Sedect e pela Empresa de Processamento de Dados (Prodepa). Atualmente, conta com 183 infocentros públicos, 60 pontos de acesso livre e 36 Cidades Digitais.
SEDECT

Nenhum comentário:

Postar um comentário