sexta-feira, 18 de março de 2011

Miss Pará é de Castanhal.

 

      
Foto:DOL

Trairão: Eletrificação nas comunidades do Trairão

 

   De acordo com Wesley Sena Diretor de Obras de Eletrificação de Itaituba e região, está previsto para o dia 2 de Abril no município de Trairão o inicio da obra de Construção da Rede de Energia Elétrica que vai interligar a Vila de Jamaxim a Vila de Aruri atendo 52 km onde irá beneficiar a Vila Planalto, Três Bueiras e outras comunidades a margem esquerda e direita ao longo da BR 163.
 

Itaituba: Copa Ouro

 

  
   O maior evento esportivo de Itaituba e região vai ter inicio neste domingo 20 de março no Ginásio Poliesportivo da Cidade, está será a 6ª edição do evento que só vem crescendo a cada ano, Neste ano participaram as seguintes equipes Trovão Azul atual campeão de 2010, Hay Fay, A Manauara Século Papelaria, Oficina Pereira, America Gato Preto, Genasc,  53 Bis e Clima Frio. Todas equipes estão bem preparadas para mais um clássico do esporte itaitubense, que já é muito prestigiando por cidades vizinhas.

Xinguara: Policiais impedem assalto a banco no município de Xinguara


IMAGEM: karinapinto.blogspot.com
   Uma ação rápida das Polícias Civil e Militar, na manhã de hoje, frustrou os planos de uma quadrilha de assaltantes a banco, no município de Xinguara, sudeste paraense. O alvo dos bandidos era uma agência do Banco do Brasil. Parte do grupo chegou a entrar na agência, mas a chegada dos policiais os inibiu e o grupo fugiu sem levar nada. Há 36 dias, não há assaltos a banco no Estado. Em Xinguara, os bandidos – quatro homens – tentaram praticar a modalidade conhecida como "sapatinho", quando bandidos sequestram a família do gerente do banco e realizam o assalto sem que aja confronto com a polícia.

   A quadrilha chegou a manter a esposa e a filha do gerente do Banco do Brasil como reféns durante algumas horas nesta manhã, mas acabou liberando as vítimas e fugindo. A polícia trabalha agora na identificação do grupo. Policiais da Delegacia de Repressão de Roubos a Bancos (DRRB), da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), em parceria com a equipe do Núcleo de Apoio a Investigação (NAI) de Redenção, já iniciaram o trabalho de investigação no local.

   O último assalto a banco no Pará ocorreu no último dia 8 de fevereiro, no município de Baião, nordeste paraense. A quadrilha roubou aproximadamente R$ 400 mil da agência. O bando é formado por paraenses, maranhenses e cearenses. Do grupo, onze já estão identificados e com mandados de prisão decretados pela Justiça. Destes, seis já estão presos.

FONTE: karinapinto.blogspot.com

Parauapebas: Chuvas fortes castigam bairros de Parauapebas


   Por conta de fortes chuvas que castigam a região, dezenas de famílias foram obrigadas a deixar suas casas em dois bairros de Parauapebas. Além da área urbana, diversas comunidades rurais foram atingidas pelas cheias dos rios. O maior abrigo público da cidade já recebe 76 famílias que tiveram suas casas inundadas e aguardam a baixa das águas para retornarem aos seus lares.
IMAGEM: estadodotapajos.blogspot.com

Icoraci: Balsa sofre acidente e madeira é saqueada



 

   Uma balsa carregada de madeira serrada ficou encalhada em um barranco e inclinou na orla da praia do Cruzeiro, no distrito de Icoaraci, na Região Metropolitana de Belém (RMB). Parte da carga foi despejada dentro do rio. O acidente aconteceu por volta das 6 horas da manhã de ontem, quando a embarcação se dirigia a um porto particular no furo do Maguari, em Belém. A desatenção do comandante ao fazer uma manobra e correnteza podem ter sido as principais causas para o encalhe da embarcação. Alguns ribeirinhos se aproveitaram da situação para saquear parte do carregamento. Várias embarcações pequenas se reuniram às proximidades da balsa. As pessoas chegaram a mergulhar até o fundo da baía para resgatar o produto.

FONTE: m7news.com

A balsa chegou a ficar parcialmente inclinada, fazendo com que parte da carga fosse despejada. Equipes do Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) foram deslocadas para averiguar a situação. A embarcação carregava 343 metros cúbicos de madeira serrada, o que corresponde aproximadamente 450 toneladas do produto.
FONTE: karinapinto.blogspot.com
A balsa Comandante Costa do Xingu saiu de um porto em Vitória do Xingu, às proximidades do município de Altamira, sudeste paraense, em direção a um porto particular no furo do Maguari. A carga, posteriormente, seria levada para uma empresa sediada no Distrito Industrial de Ananindeua, na Grande Belém.

FONTE: orm.com.br

Altamira: Índios ocupam órgão de saúde indígena em Altamira


IMAGEM: estadodotapajos.blogspot.com
Mais de 40 indígenas ocuparam na manhã desta quinta-feira (17) a sede do DSEI (Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena) de Altamira, no sudoeste paraense. Segundo eles, faltam médicos, dentistas, medicamentos e técnicos de enfermagem.

Além disso, os manifestantes pedem melhores condições na estrutura física na Casa de Saúde Indígena do município, que, segundo eles, está abandonada.

Durante a ocupação, os índios invadiram o prédio e expulsaram o chefe do Distrito, Walter Avelino. No lugar dele, eles 'elegeram'
 
João Caramuru para gerir o distrito. Eles informaram que só deixarão o local após a Funai (Fundação Nacional do Índio) publicar no Diário Oficial da União, em Brasília, uma portaria nomeando Caramuru como o novo chefe do DSEI.

Os ocupantes liberaram todos os servidores e paralisaram as atividades do órgão. De acordo com o Conselho de Saúde Indígena, mais 25 aldeias do Xingu devem ser convocadas para participar do protesto em Altamira.

Outro lado - Em nota ao Portal ORM a Secretaria Especial Indígena (Sesai) está preocupada com a situação de todos os Dsei’s e Casai’s do país. Para tanto, há projetos de reestruturação desses serviços no planejamento estratégico da Secretaria, não só para Altamira (PA).  



A Sesai informou ainda que recebeu o pedido de indicação do João Caramuru para chefiar o DSEI de Altamira, mas está avaliando o currículo do candidato. Vale lembrar que a nomeação de pessoas para ocupar cargos de gestão é uma atribuição exclusiva do Governo Federal, prevista em lei, que não pode ser delegada a terceiros.

FONTE: estadodotapajos.blogspot.com

Novo Progresso: Denúncia de irregularidade na merenda escolar em Novo Progresso - Pa


   BLOG adeciopiran - Chegou até o blog denuncia de que no assentamento Terra Nostra os alunos da escola municipal estão consumindo carne de animal silvestre na merenda escolar.

   A mesma denuncia: que um aluno haveria contraído doença através do consumo desta carne e veio a óbito. 

   A carne consumida naquela escola através da merenda escolar é de "Anta" e "Porco do Mato".
 
FONTE: blog adeciopiran

Itaituba: Vítima acusa ex-marido por agressão



IMAGEM: fmanha.com.br

Nesta quinta-feira (17), a senhora Midian compareceu na 19ª Seccional de Polícia Civil de Itaituba para denunciar que foi espancada pelo seu ex-marido. Segundo a mãe do acusado, embora os dois estejam separados a cerca de um ano ainda se encontram esporadicamente, fato esse negado por Midian.

Itaituba: Travesseiro livra homem de levar facadas em Itaituba


Esperando que fosse ser atacado por certo elemento, um cidadão colocou um travesseiro em sua rede de modo que o agressor imaginasse que seria ele quem estivesse dormindo nela. Armado com uma faca, o acusado aplicou seis golpes no travesseiro na intenção de atingir sua vítima.
O caso está nas mãos do delegado José Bezerra e o acusado será indiciado por tentativa de homicídio, sendo neste caso tentativa branca por se tratar de uma faca

Lira Maia está otimista em aprovação de plebiscito

 

   O deputado Federal Lira Maia, em contato com o blog fez uma avaliação positiva da visita de lideranças do Oeste do Pará aos 223 novos deputados federais, no sentido de pedir apoio para a votação dos plebiscitos do Tapajós e Caraás
   A comitiva do Tapajós, sob a liderança do deputado Lira Maia foi recebida pelo Presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia que se comprometeu em – assim que o trabalho junto aos novos deputados e líderes estiver concretizado – colocar a matéria em votação. Participaram da Reunião com o Presidente além do Deputado Lira Maia, os Deputados Giovanni Queiroz e Zequinha Marinho.
   Segundo o Presidente, a partir do posicionamento dos Deputados Lira Maia e Giovanni Queiroz, ele levará o assunto para a reunião do Colégio de Líderes e posteriormente ao Plenário.
   “Ficamos otimistas com o primeiro trabalho realizado nesta legislatura, pois tivemos um raio-X em relação aos novos parlamentares. As visitas superaram nossas expectativas. Nos próximos dias iremos visitar todos os Líderes Partidários e, muito provavelmente, teremos condições de votar os plebiscitos brevemente. Aproveito a oportunidade para agradecer aos Prefeitos, Vereadores e demais lideranças que estiveram em Brasília esta semana, fazendo um apelo a todos os demais Municípios da Região do Tapajós para que se mobilizem e participam dos próximos encontros”, ressaltou o Deputado Lira Maia.
 

Itaituba: SINTEPP decide em continuar em greve, mesmo depois da decisão judicial que determinou o fim.


   Os professores da rede pública municipal resolveram não acatar a decisão judicial que havia julgado a greve abusiva e em assembleia geral deliberaram pela continuidade do movimento até que o prefeito Valmir Climaco atenda as reivindicações da categoria.
   A coordenação do sindicato afirma que o Juíz Gleucival Estévão não ouvio a parte contrária ao pedido feito pela prefeitura e não solicitou perecer do Ministério público ante de tomar a decisão.

   Atendendo o chamado do sindicato, diversos pais de alunos estiveram participando na tarde desta quinta feira(17) da reunião na sede do sindicato e prestaram apoio a greve, afirmando ser um movimento justo em defesa da moralidade da educação no município.

   Quanto as faltas tratadas numa reunião entre diretores de escolas e o secretário de educação, a prefeitura terá que resolver, já que os dias paralizados terão que ser repostos e caso os professores sejam considerados faltosos no serviços, não terão obrigação de repor as aulas, ficando a prefeitura responsável em contratar professores para completar a carga horária determinada por lei.

   Na manhã desta sexta feira está marcada uma nova reunião entre Sintepp e prefeitura, devendo contar com a participação do Ministério Público.
 
FONTE: Blog do Amaral

Anapú: INCRA: Licitação para construção de PDS em Abapu é remarcada para o dia 25/03

 

   O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta quinta-feira (17) aviso de licitação referente à construção de duas guaritas no PDS Anapu I, conhecido popularmente como PDS Esperança, localizado no Município de Anapu (PA). As empresas interessadas em participar da licitação devem apresentar suas propostas, no dia 25 deste mês, às 8h30, na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Santarém, localizada na avenida Rui Barbosa, 1321, Centro.



   A construção das guaritas é uma medida para conter o trânsito de caminhões madeireiros com toras retiradas ilegalmente do PDS Anapu I (Esperança). A licitação para contratação do serviço, inicialmente marcada para o último dia 15, teve de ser remarcada em razão do comparecimento de apenas uma empresa, enquanto o mínimo exigido é de três.
Link para a publicação no DOU - http://goo.gl/UUvTu
Link para a cópia da nova carta convite - http://twitdoc.com/3O9

Fonte: Assessoria de Comunicação,
 Luís Gustavo
Superintendência Regional do Incra no Oeste do Pará

TRAIRÃO: PROGRAMAÇÃO PARA ESTE FIM DE SEMANA

 

BAR RECREATIVO DA BAIANA
   Nesta sexta tem no bar recreativo da Baiana, a noite da saudade com Amado na voz de Amando, onde deverão ser tocadas as melhores de Amado Batista entre outras no repertório do cantor, o baile promete ser um dos melhores do fim de semana.

JR ESPORTE CLUB
   No sábado(19) acontecerá o baile das torcidas no JR Esporte Club, onde haverá desfiles de belas garotas representando as torcidas de quatro grandes  times do futebol brasileiro, Flamengo,São Paulo,Vasco e Palmeiras; o agito ficará por conta do DJ Denner, o programador de som  tocará muito forró para a galera trairense, além dos mais reecentes agitos das baladas matogrossensse. À  tarde haverá um quadrangular no campo do Kaseca apartir das 15:00h, numa disputa entre Flamengo, São Paulo ,Vasco e Palmeiras.

Acusada de abandonar bebê dentro de saco é detida


   “Eu me sinto um monstro. O que eu fiz com o bebê foi pior do que o estuprador fez comigo”. A autora da frase é Sueli Nascimento Oliveira, de 31 anos, apontada como a mãe do bebê que foi encontrado na última terça-feira dentro de um saco plástico, num matagal de um sítio, no bairro do 40 Horas, em Ananindeua. A declaração foi feita no final da manhã de ontem, depois que ela foi detida em Belém por investigadores da Seccional da Cidade Nova.
 
   Os policiais chegaram até Sueli através de uma denúncia anônima, a qual indicava que ela se encontrava numa casa no bairro do Marco, na travessa Barão do Triunfo, próximo à avenida Almirante Barroso. No momento da detenção, Sueli exercia suas atividades de empregada doméstica e foi conduzida para a Seccional da Cidade Nova.
 
   Além dela, duas mulheres que moram com Sueli no conjunto Jardim Nova Esperança, em Ananindeua, também foram levadas para depor. As duas mulheres afirmaram que não sabiam que Sueli estava grávida, principalmente, pelo porte físico dela. “Eu nunca desconfiei de nada. Só fiquei sabendo agora disso”, garantiu uma das testemunhas, que preferiu não ser identificada.
 
   Esta testemunha disse que Sueli mora com ela e sua família há cerca de um ano. “Antes, ela morava com a minha irmã, que pediu pra eu ficar com ela. Nunca soube que a Sueli tinha família”. A empregada doméstica disse à imprensa ter sido vítima de um estupro há cerca de nove meses.
 
   “Um homem chegou com uma faca perto da estrada (rodovia) do 40 Horas, na hora que ia trabalhar. Quando ele me agarrou, disse que era pra eu calar a boca”, relembrou Sueli. Em seguida, ela descobriu que havia ficado grávida por conta do episódio, mas garantiu não ter escondido a gravidez de ninguém. Por fim, Sueli desabafou: “Estou arrependida e quero o meu filho de volta”.
 
   O delegado Vicente Costa informou que Sueli será indiciada por abandono de incapaz e tentativa de homicídio, já que expôs o bebê a uma série de perigos. O delegado enfatizou que, além do inquérito instaurado, serão solicitados exames que comprovem que a empregada doméstica realizou trabalho de parto, bem como seja confirmado que ela é mãe do bebê.

Itaituba: FIM DO IMPASSE.POR FORÇA JUDICIAL PROFESSORES RETORNAM A SALA DE AULA, MAS DIZEM QUE CONTINUAM COM A GREVE.

 

Por: NazarenoSantos

   Nesta quarta-feira (16), por volta das 11h, a Procuradoria Geral do Município de Itaituba, informou a concessão de uma liminar expedida pelo Juiz, Gleucival Estevão, sobre a Ação Civil Pública em face do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará – SINTEPP, o qual objetivava obter declaração de ilegalidade do movimento grevista por parte categoria. Neste consta que foi declarado como abuso o movimento grevista convocado pelo sindicato.


   E, também por conseqüência do ato, Gleucival Estevão, determinou ao SINTEPP, a imediata suspensão da paralisação, fixando multa de R$10.000,00 (dez mil reais) por cada dia em que o movimento persistir com a greve, a partir da intimação da presente decisão; Na mesma liminar, o Juiz autoriza a Prefeitura Municipal à descontar os dias parados dos servidores que não comparecem ao trabalho em decorrência do movimento grevista.

   Mas pelo visto virá uma nova temporada de polêmicas porque o Sintep após Assembléia reunindo a categoria resolveu desafiar a justiça decidindo que irão continuar em greve e convocaram pais e alunos para que se juntem ao movimento .Eles pretendem esclarecer a comunidade os reais motivos da greve
 

Aveiro: Em Aveiro e mais 03 cidades tera novas eleições para prefeito.

 

Eleições para prefeito ocorrem em 4 cidades

   A Justiça Eleitoral decidiu, na manhã de ontem, convocar novas eleições para prefeito nos municípios de Aveiro, Bujaru e Brasil Novo. Os antigos mandatários foram afastados do cargo sob denúncia de compra de votos e as eleições estão marcadas para o dia 5 de junho nas três localidades.

   De acordo com o juiz eleitoral Rubens Leão, a prefeita de Aveiro, Maria Gorete Dantas (PTB), a prefeita de Bujaru, Maria Antonia da Silva Costa (PMDB), e o prefeito de Brasil Novo, José Carlos Caetano (PR), tiveram as candidaturas impugnadas em datas distintas, mas ainda podem recorrer das decisões. No entanto, o recurso não tem efeito suspensivo. “O cumprimento da decisão é imediato, eles foram cassados por ferirem o artigo 41 A da Lei 9.504/1997”.

   Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, o desembargador Ricardo Ferreira Nunes esclareceu que a decisão pela eleição suplementar ocorre apenas quando o candidato afastado obtém mais de 50% dos votos. Os percentuais da eleição para prefeito de 2008 foram 50,52% dos votos válidos para Maria Gorete Dantas, em Aveiro, 54,45% dos votos para Maria Antonia da Silva Costa, em Bujaru, e 50,59% para José Carlos Caetano, em Brasil Novo.

   “Os cartórios vão abrir o processo para registro dos candidatos a prefeito. Podíamos ter optado pela eleição indireta, mas decidimos pelo direito ao voto dos eleitores dos municípios.”, frisou o presidente do TRE. Em Tracuateua, também já está marcada nova eleição para prefeito no dia 3 de abril.
Ainda foi julgado o caso do prefeito de Rondon do Pará, onde a segunda colocada, Shirley Cristina Malcher (PSDB), assume no lugar de Olávio Rocha (PMDB), cassado após condenação por abuso de poder econômico e compra de votos. 

   Em relação a Marabá, a decisão foi adiada para a próxima semana, porque o juiz responsável pediu afastamento e outro foi designado para o caso.

3 DE ABRIL
   Eleição para prefeito de Tracuateua. O município está sem prefeito titular desde janeiro de 2008, quando o candidato eleito Jonas Barros teve o registro eleitoral indeferido.

5 DE JUNHO
   Acontecem, simultaneamente, eleições nos municípios de Aveiro, Bujaru e Brasil Novo, onde os prefeitos Maria Gorete Dantas, Maria Antônia da Silva Costa e José Carlos Caetano, respectivamente, foram afastados por compra de votos e abuso de poder econômico. Em Rondon, assume a segunda colocada, Cristina Malcher, e em Marabá, o caso ainda será julgado. (Diário do Pará)

Novo Progresso: COMUNICADO!

 


A Rede Celpa comunica que estará efetuando manutenção da rede no próximo domingo 27, ficando Novo Progresso sem energia elétrica nessa data das: 07:30 ás 13:30 hs.

BR-163 volta a ser bloqueda no Nortão

 

Foto


  







      A BR-163 voltou a ser bloqueada, agora há pouco, pelos índios da etnia Terena, próximo a Itaúba (90 km de Sinop). Ontem, no final da noite, eles haviam suspendido o protesto esperando que suas reivindicações para a Funai- criar uma unidade de assistência em suas terras (entre Matupá e Peixoto) - fosse atendida. Apesar da Policia Rodoviária Federal de Sinop ter confirmado que o tráfego voltou a ser interrompido, o coordenador regional da Fundação Nacional do Índio, Sebastião Martins, disse ao Só Notícias, que havia falado com um dos representantes dos indígenas sobre envio de uma carta do governador Sival Barbosa marcando audiência com o presidente da Funai, Márcio Meira e representantes do Ministério Público Federal e Estadual para tratar das reivindicações.

   O bloqueio na principal rodovia que liga o Nortão a capital é por tempo indeterminado. Havia iniciado na segunda-feira, ao meio-dia e o tráfego foi liberado na 3ª feira, entre às 13 e 16h, após negociação intermediada pela Polícia Rodoviária Federal. Foi retomado e ficou até ontem, por volta das 23h só com ambulâncias e viaturas policiais passando. Houve muita revolta de caminhoneiros, passageiros de ônibus e centenas de pessoas que ficaram nas filas impedidos de prosseguir viagem. Empresas tiveram muitos prejuízos com demora nas entregas de produtos para clientes.

   A PRF orienta novamente, que os motoristas façam uma rota alternativa passando por uma rodovia estadual a partir de Marcelândia com acesso a Claudia, chegando a Sinop e seguindo viagem pela 163. O "desvio" aumenta em 220 km o trajeto

Fonte: Só Notícias (foto: Roger Perreira/Tv Cidade)

Supremo volta a julgar validade da Ficha Limpa na próxima quarta-feira

 


O Supremo Tribunal Federal (STF) volta a analisar, na semana que vem, a validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições de 2010. O ministro Gilmar Mendes liberou para análise em plenário o caso de Leonídio Bouças (PMDB), que concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, mas foi barrado pela Justiça Eleitoral. O julgamento ocorre na próxima quarta-feira (23).
O julgamento da Lei da Ficha Limpa no STF será retomado com o voto do ministro Luiz Fux, empossado no dia 3 de março. O julgamento foi interrompido em outubro do ano passado após empate de 5 votos a 5 sobre a aplicação da lei já nas eleições de 2010. Uma norma regimental interna do STF foi usada para decidir a questão no caso de Jader Barbalho (PMDB), candidato ao Senado no Pará, que acabou inelegível. Quanto à validade da norma, o placar teve maioria de 6 votos a 4

ITAITUBA: IRAJÁ FONSECA SE ENTREGA À JUSTIÇA E ESTÁ PRESO

 

   A notícia da prisão de Irajá Fonseca de Oliveira foi divulgada pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Regional Norte 2, no final da tarde de hoje, 17.
   Segundo a informação, Irajá, que estava foragido há anos, se entregou na manhã de hoje, no Fórum de Justiça da cidade de Itaituba/PA, durante uma audiência. Ele estava com Mandado de Prisão expedido pela justiça daquela comarca sob acusação de abuso sexual contra criança e adolescente.
Fonte: CNBB e Pastoral da Comunicação de Santarém

Novo Progresso: Trabalhadores em Educação de Novo Progresso aprovam paralisação municipal pelo Reajuste Salarial


   Trabalhadores em Educação de Novo Progresso aprovam paralisação municipal pelo Reajuste Salarial Em assembléia realizada na noite de sábado (12/03), no salão paroquial da Igreja Católica, os trabalhadores e trabalhadoras em educação da rede municipal aprovaram um dia de Paralisação Municipal pelo Reajuste Salarial e em Protesto pela Demora da Administração em fornecer documentos para acompanhamento dos gastos com a Educação. A data escolhida foi 21 de março. Entendemos que a formação, a carreira, o salário e as condições de trabalho devem andar juntos no processo de valorização dos profissionais, pois, a luta pela qualidade da educação tem que estar associada a valorização profissional.

quinta-feira, 17 de março de 2011

É hoje (quinta 17) na Assembléia Paraense em Belém

É a Miss Santarém e será a  representante
no concurso desta noite do Miss Pará
A 60º EDIÇÃO DO MISS PARÁ ACONTECE HOJE
   São 25 candidatas atrás de um único objetivo: o título de Miss Pará. O concurso acontece hoje (17) em Belém e será exibido ao vivo pela RBA. Em jogo, não está apenas a qualidade de mais bela do Estado. A vencedora da edição 2011 receberá um carro 0 km, um contrato publicitário exclusivo e o direito de representar o estado no Miss Brasil 2011, previsto para 16 de julho, em São Paulo.
  No ano em que comemora seu 60º aniversário, o evento prepara algumas mudanças. O número de finalistas se resume a apenas 12, eliminando as classificações anteriores de 12 semifinalistas e seis finalistas. Além disso, serão adotados maiôs para o concurso de trajes de banho, ao invés de biquínis. A ordem das provas também foi alterada, colocando agora a o desfile em traje de gala como a última eliminatória.
   De acordo com a organização, as medidas teriam o objetivo de dar maior solenidade à cerimônia. “A opção de um maiô fechado, por exemplo, é uma forma de não vulgarizar o concurso. A mesma lógica se aplica na decisão de encerrar a premiação com o vestido de gala. Ser miss não tem a ver apenas com beleza ou corpo perfeito. Exige postura. É isso que queremos ressaltar este ano”, afirma Herculano Silva, coordenador da etapa paraense do concurso, que será dividido em três fases.
   A primeira é a de trajes típicos com o tema Ilha de Marajó, produzidos a partir de matérias regionais como juta, folhas e sementes. Em seguida será a prova em trajes de banho. A vencedora receberá uma coroada cravejada de cristais swarovski, desenhada pelo estilista Mauro Antônio Ferreira, avaliada em R$ 10 mil. O evento conta com a participação de Débora Lyra, a detentora do título de Miss Brasil 2010, pelo estado de Minas Gerais.
Diário do Pará

Homem foi apelidado e registra o fato na delegacia de Polícia Civil de Itaituba



                                                  
                                      
         Nesta quarta-feira (16), um cidadão procurou a 19ª Seccional de Polícia Civil de Itaituba para denunciar que estaria sendo apelidado de “quebradinho”.
        Ele reluta em dizer que seu nome não é “quebradinho” e que exige respeito.

Itaitua: Greve continua

 

   Mesmo diante da decisão da Justiça de Itaituba, que declarou a greve dos professores municipais ilegal, a categoria decidiu em assembléia, na tarde de quarta-feira, que a greve vai continuar por tempo indetermina do, até que a Prefeitura atenda às reivindicações deles.

   A coordenação do SINTEPP alega que antes de tomar uma decisão, o juiz Gleucival Estévão não pediu o parecer o Ministério Pública, nem convocou o sindicato para se manifestar.

   A respeito das faltas que os professores pegarão durante a greve, a sindicalizada Ana Clara disse que essa é uma questão que a Prefeitura terá que resolver, mas, ela não tem ideia como isso vai acontecer, segundo falou, pois os dias sem aula terão que ser repostos. Logo, os professores que tiverem levado falta não terão que repor aula pelos dias de trabalho não remunerado. Dessa forma, a Prefeitura vai ter que encontrar um meio para resolver essa situação.

   Diversos pais de alunos aceitaram o convite do sindicato e foram até a sede do mesmo para dar apoio à greve. Alguns que foram entrevistados pela imprensa foram bastante enfáticos no apoio.
 
 

TRAIRÃO: VEM AÍ, UM EVENTO CARREGADO DE ADRENALINA

 

   O primeiro vale tudo triton figth de Trairão promete ser um dos mais badalados da cidade nesse mês, o evento acontecerá no Líbanus Club dia 26 de março a partir das 20:00h, a atração da noite será o embate entre o trairense  Jorge Pit Bul a máquina  de bater, versus  boca, o monstro  de Ruróplois.

PDS Anapu: aviso de licitação

 

   O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta quinta-feira (17), aviso de licitação referente à construção de duas guaritas no PDS Anapu I, conhecido popularmente como PDS Esperança, localizado no Município de Anapu (PA). As empresas interessadas em participar da licitação devem apresentar suas propostas, no dia 25 deste mês, às 8h30, na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Santarém, localizada na avenida Rui Barbosa, 1321, Centro.

   A construção das guaritas é uma medida para conter o trânsito de caminhões madeireiros com toras retiradas ilegalmente do PDS Anapu I (Esperança). A licitação para contratação do serviço, inicialmente marcada para o último dia 15, teve de ser remarcada em razão do comparecimento de apenas uma empresa, enquanto o mínimo exigido é de três.

Belo Monte: Câmara dos Deputados aprova visita ao Pará para ouvir populações atingidas

 

   Um grupo de deputados federais, integrantes da Comissão de Direitos Humanos, visitará o Pará para ouvir as populações residentes em áreas onde será instalada a Hidrelétrica de Belo Monte.

   Requerimento, de autoria do deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA) e aprovado nesta quarta-feira (16), resultará na realização de uma audiência a fim de tomar conhecimento da situação destes ribeirinhos, muitos deles indígenas, que consideram enormes os impactos ambientais por causa do empreendimento.

   A audiência será realizada em abril. O dia ainda não foi definido.

   O deputado propõe um encontro conjunto com Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Comissão de Justiça e Paz, além de representantes do governo federal e estadual.

Belém sedia encontro nacional de Secretários de Turismo

 

   Secretários de turismos de todo o Brasil vão se reunir pela primeira vez em Belém. O encontro vai acontecer, entre os dias 25 e 27 de março, durante a 8ª Reunião Ordinária da Associação Nacional de Secretários de Turismo do Brasil. 

   Toda a organização do evento será da Belemtur. 

   Entre as autoridades convidadas está o Ministro do Turismo, Pedro Novais Lima, além de quatro secretários nacionais ligados ao ministério. O principal objetivo do encontro é o fortalecimento do turismo na capital paraense.
 

Pescadores "fantasmas" recebem seguro no Pará

 


   Ontem (16), na tribuna do Senado, o senador Mário Couto (PSDB-PA), municiado de certidões de óbitos, denunciou que pessoas já mortas são beneficiárias do seguro-defeso em Soure, município localizado na Ilha do Marajó, no Estado do Pará. Segundo Couto, de 2003 a 2007, o chefe da Colônia de Pescadores Z-21, mandou pagar para o seu próprio bolso o benefício de uma pessoa já falecida. O senador disse que os documentos são provas de que a corrupção do defeso no Pará é uma autêntica prova de corrupção cínica e descarada. “Morto também recebe seguro-defeso", protestou o tucano da tribuna.

   Mário Couto citou o nome de cinco pessoas mortas, algumas há mais de 20 anos, mas que sucessivas vezes aparecem na folha de pagamento da colônia. "É grave, extremamente grave", alertou o senador.

   Hoje (17), ele vai encaminhar ofícios ao Ministério da Pesca, à Polícia Federal e aos ministérios públicos federal e estadual, para que investiguem a existência de "pescadores fantasmas" não apenas no Pará, mas em todo o País.

   Desde o início do ano passado, Mário Couto já vinha denunciando irregularidades na emissão do seguro-defeso, no valor de um salário mínimo mensal, pago durante os quatro meses em que os pescadores artesanais são obrigados a parar de trabalhar para permitir a reprodução dos peixes.

Itaituba: Aeroporto Municipal: investimentos atendem as exigências da ANAC

 

                           Aeroporto Municipal: investimentos atendem as exigências da ANAC

   O prefeito Valmir Climaco está adequando o aeroporto municipal de acordo com as exigências da ANAC para uma operacionalidade com segurança aeroportuária.

   Segunda feira (14), o prefeito Valmir Climaco esteve visitando o aeroporto onde anunciou a aquisição de equipamentos como aparelhos de rádio comunicação e luminárias que vão garantir a sinalização diurna e noturna.

   Na pista de 1.650 metros está sendo feito o balizamento e pintura. A próxima etapa será a implementação da brigada de incêndio atendendo aos requisitos da Agência Nacional de Aviação Civil. A perspectiva é que em curto espaço de tempo o aeroporto funcione com os pousos e decolagens em um ambiente normatizado de acordo com a legislação da aviação civil.

   Em entrevista coletiva a imprensa, o prefeito destacou o esforço do governo em atendimento aos requisitos da Agência Nacional de Aviação Civil, lembrando que o município de Itaituba ocupa a oitava posição no espaço regional não podendo, portanto ficar isolado nessa modalidade de transporte

Santarém: Nova direção da UEES em Santarém.

Novo Progresso: Chega ao município L200 para combater MALÁRIA

 

   Por intermédio do Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e Prefeitura Municipal de Novo Progresso, chega ao município um veículo L200 que tem como finalidade a utilização na continuidade de ações da Vigilância em Saúde visando a melhoria dos indicadores da MALÁRIA.

Assessoria de Comunicação - PMNP

Plebiscito do Estado do Tapajós poderá ser votado este ano.

 

Uma comitiva de 25 pessoas de municípios diferentes foram até Brasília para articular a criaçào do novo estado.
   Estado do Tapajós Santarém - Uma comissão do movimento pela criação do Estado do Tapajós está em Brasília. Na capital Federal o movimento mobiliza forças políticas para que o projeto de plebiscito seja votado ainda este ano no plenário da câmara.

   O coordenador do movimento pela criação do estado do Tapajós, Edivaldo Bernardo, está otimista. Ele acredita que o projeto de plebiscito seja votado em abril. Uma comitiva de 25 cinco pessoas de vários municípios do Oeste do Pará está em Brasília para articular politicamente o projeto de criação do novo estado.

Uruará recebe mais uma ambulância

 

   A Prefeitura de Uruará adquiriu mais uma ambulância traçada para atender principalmente a população das vicinais em assistências emergenciais. A ambulância chegou ontem 16/03  ao município. O prefeito Eraldo pimenta comentou a aquisição enfatizando que a ambulância deve ser requisitada nos casos de emergência e tão somente para evitar que aconteça, caso que deve ser  atendido mais rápido, deixado de atender devido à ambulância estar atendendo um caso de menos necessidade de rapidez no atendimento.

Com informações Joab Reis

Itaituba: Ideflor vai retomar atividades em Itaituba

 

   Ainda neste semestre, o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor) deve construir uma agenda de trabalho na região do Tapajós. "O Ideflor suspendeu temporariamente as atividades da Unidade Regional de Itaituba, mas em breve um agente técnico será nomeado e vai conduzir esse agendamento de ações em parceria com as lideranças locais", explicou José Alberto Colares, diretor geral do Ideflor.

   Colares ainda esclarece que o processo de concessão florestal na região Mamuru Arapiuns será retomado. O novo edital será publicado ainda no mês de março. O diretor geral do Ideflor adianta que no primeiro semestre deste ano o Ideflor desenvolverá a implantação de projeto de desenvolvimento local nos assentamentos estaduais extrativistas da região do entorno das áreas de concessão e também deverá iniciar a regularização fundiária, em parceria com o Instituto de Terras do Pará - Iterpa, das áreas destinadas às populações locais no entorno do Rio Mamuru.

   "Os compromissos de trabalho já firmados na região terão continuidade e alguns serão ampliados. No entanto, até que a unidade regional de Itaituba seja reaberta, as atividades serão conduzidas por Santarém. É bom frisar que esses mesmos procedimentos também serão seguidos em Marabá, onde estão suspensas as atividades do Ideflor, mas que em breve também serão retomadas", destaca Colares.
 
(Flávia Ribeiro - Ascom Ideflor)
 

NOVO PROGRESSO: TEMPOS DE CHUVAS, RUAS EM CAOS


   NOVO PROGRESSO: TEMPOS DE CHUVAS, RUAS  EM CAOS Em Novo Progresso no sudoeste do Pará, quando a temporada de chuvas se intensifica, muitas ruas da cidade ficam intrafegáveis, totalmente destruídas pelas erosões que são causadas pelas chuvas e pela falta de saneamento da cidade. As chuvas são torrenciais e a falta de estrutura da cidade não suporta o volume das chuvas, as ruas desprotegidas e mal planejadas são praticamente arrancadas pela erosão, deixando os moradores desamparados, principalmente quando chega a noite, pois a falta de iluminação publica é outro agravante que revolta os moradores, principalmente das periferias onde os casos de erosão e falta de iluminação é ainda mais grave.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Karella Del Faro faleceu vítima de hepatite, catapora e outras complicações...





 

 



        Nesta segunda-feira (14)a adolescente de 11 anos Karella Del Faro, filha do professor Raimundo Reis, não resistiu e faleceu na cidade de Santarém sendo sepultada por familiares e amigos ontem às 16:00 em Itaituba, minhas condolências aos familiares, além de conhecê-la muito bem, pois não saia de minha residência, sendo a mesma amiga de minha filha, motivo que ainda mais me sinto comovido pela breve permanência  entre nós desta criança meiga, alegre e muito amorosa, que Deus dê a ela aconchego e conforto pois ela merece.

Itaituba: Morre a promotora Fabiane Carolina


           Nesta segunda-feira (14) faleceu na capital do Estado (Belém) a promotora Fabiane Carolina Teixeira. Fabiane  atuou por um certo período na Comarca de Itaituba e foi uma das responsáveis por firmar com o presidente  da Câmara Municipal em 2009, um Termo de Ajustamento de Conduta de modo a  garantir a proteção do patrimônio e do interesse público, través  da realização de concurso público para a definição permanente do quadro de servidores do legislativo do município.
 

Itaituba: Polícia Militar fecha vários pontos de jogo do bicho em Itaituba


        A Polícia Militar apreendeu vários objetos utilizados na realização de jogo do bicho em estabelecimentos onde era praticado esse tipo de jogo de azar. Os objetos apreendidos foram: globos, blocos com anotações de jogo, tabelas com relação de animais, entre outros objetos que configuravam essa prática ilícita.
        A operação foi comandada nesta segunda-feira (14) pelo Capitão Pedro.
           

Itaituba: Faleceu o famoso “Pé de Bala”


        A notícia da morte de “Pé de Bala” chegou até nós na manhã desta quarta-feira (16). O falecimento ocorreu na segunda semana deste mês de março na cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima em decorrência de congestão alimentar. Assim quem havia acabado de almoçar, saiu em sua bicicleta, sendo fatalmente vitimado pelo ataque em menos de 50 metros percorridos.
 
Pé de bala era conhecido por suas ações ilícitas na cidade de Itaituba, onde o mesmo frequentemente praticava furtos e roubos.

Itaituba: Notan: só falta aparecer no sistema

 

   O administrador do aeroporto, Paulo Darlison, disse que blog, no começo da noite de hoje, que a ANAC já o documento que atende pelo nome de NOTAN, o qual autoriza a operação noturna no aerodrómo de Itaituba.

   Só falta aparecer no sistema, na página da agência, o que ele espera que aconteça na manhã de quarta-feira, amanhã.

   A Prefeitura, depois de resolver o problema do balizamento, solicitou a liberação.
 

Itaituba: Greve abusiva

 

   O juiz Gleucival Estévão, da 1ª Vara Cível,  acaba de expedir liminar em virtude de recurso da Prefeitura de Itaituba, na qual declara ABUSIVA a greve que o SINTEPP promove.

   A liminar determina o retorno imediato ao trabalho, sob pena do pagamento diário de multa no valor de R$ 10.000,00.
 

EDUCAÇÃO: 37% dos professores da rede pública do Pará não podem exercer a profissão

 

 

   No Pará, 37,5% dos professores da rede pública não têm formação para exercer a profissão e estão em situação irregular. Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) os docentes do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio devem ter formação superior. No entanto, mais de 16 mil professores dessas séries no Estado concluíram apenas o fundamental ou o médio. Os dados constam no Censo Escolar realizado pelo Inep, instituto ligado ao Ministério da Educação (MEC).
 
   É a quinta pior situação em todo o Brasil. Na Bahia, esse percentual chega a 50,85% dos 96,5 mil docentes dessas séries. Em seguida aparecem: Acre (45,3%), Maranhão (44,61%) e Roraima (41,93%). Na outra ponta surge São Paulo, com a melhor taxa nacional. Somente 2,25% dos 238.667 professores dessa fase do ensino não terminaram a faculdade. Em todo o País, o índice é menos da metade da marca paraense: 16,8% (208 mil professores).

Itaituba: Presos são transferidos de Alenquer para Itaituba

 

   Os presidiários Cleiber Antonio Gama, Marlison Silva Oliveira e Edilson Sousa Assunção, condenados, respectivamente por homicídio, assalto e tentativa de homicídio no município de Alenquer, serão transferidos na tarde desta quarta-feira (16), para o presídio de Itaituba.

   Os três chegaram a Santarém na noite de ontem (15), por volta das 19 horas, trazidos pelo delegado Herbert Júnior, titular da Delegacia de Polícia Civil de Alenquer.

   A transferência do trio se deve pela falta de espaço na cadeia pública Ximanga.

   Os investigadores Adriano, de Alenquer, e João, do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) conduzirão Cleiber, Marlisoj e Edilson à cidade Pepita, onde lá cumprirão o restante de suas penas.

   Cleiber Antonio Gama foi condenado a 12 anos por homicídio, enquanto que Marlison Silva Oliveira cumpre pena de 12 anos por assalto. Já Edilson Sousa Assunção, que estava no regime semi-aberto, teve sua prisão decretada pela Justiça por tentativa de homicídio.

Foto: Beto Almeida