quarta-feira, 16 de março de 2011

EDUCAÇÃO: 37% dos professores da rede pública do Pará não podem exercer a profissão

 

 

   No Pará, 37,5% dos professores da rede pública não têm formação para exercer a profissão e estão em situação irregular. Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) os docentes do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio devem ter formação superior. No entanto, mais de 16 mil professores dessas séries no Estado concluíram apenas o fundamental ou o médio. Os dados constam no Censo Escolar realizado pelo Inep, instituto ligado ao Ministério da Educação (MEC).
 
   É a quinta pior situação em todo o Brasil. Na Bahia, esse percentual chega a 50,85% dos 96,5 mil docentes dessas séries. Em seguida aparecem: Acre (45,3%), Maranhão (44,61%) e Roraima (41,93%). Na outra ponta surge São Paulo, com a melhor taxa nacional. Somente 2,25% dos 238.667 professores dessa fase do ensino não terminaram a faculdade. Em todo o País, o índice é menos da metade da marca paraense: 16,8% (208 mil professores).

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