segunda-feira, 30 de maio de 2011

Genésia vai tocar o Projeto Zico

 

Genésia foi convidada para comandar o Projeto Zico, em Itaituba. O convite partiu do prefeito Valmir Climaco, que ficou de ter uma nova conversa com ela para afinar alguns pontos.

Ela tem longa experiência no que tange à realização de eventos esportivos, mas, terá um grande desafio pela frente, pois trata-se de um mega projeto.
Posted by Picasa

Projeto do plebiscito deverá ser votado terça-feira

 

     O Projeto de Decreto Legislativo que autoriza o plebiscito do Estado do Tapajós será votado na próxima terça feira no plenário do Senado Federal.
     O Projeto já consta do item 08 da pauta do plenário. 
 

PREFEITO DANILO MIRANDA FAZ QUESTÃO QUE O CONSELHO ACOMPANHE OS GASTOS DA ECUDAÇÃO TRAIRESNE.


Membros do conselho analisando os gastos da educação trairense

Com o objetivo de exercer o acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, transferência e aplicação dos recursos do Fundo da Educação Básica (Fundeb), a Secretaria de Administração através do seu Secretário Antonio Raimundo Pereira Lima convocou nesta sexta-feira 27/05 2011 o Conselho municipal de Educação juntamente com a assessoria contábil da prefeitura para o analise das contas do 1º quadrimestre referente ao ano de 2011. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito onde todos os gastos referentes há este primeiro quadrimestre foram analisadas e tirado as dúvidas pendentes com relação aos conselheiros.

O conselho municipal de Educação foi criado pelo gestor atual no início de 2009 e desde então tem acompanhado de perto a forma como os recursos do Fundeb são aplicados no município.  Hoje, o prefeito municipal Danilo Miranda faz questão do acompanhamento do conselho, sendo que os mesmos têm direito a vóz e é respeitado o direito de liberdade de expressão.


O papel do conselho é acompanhar a aplicação dos recursos do Fundeb no município e, ao mesmo tempo, ser o elemento de ligação entre a sociedade e os dirigentes municipais.

O conselho não tem poder fiscalizador, já que não pode aplicar sanções, mas deve exercer o controle social da aplicação dos recursos do fundo e servir como elemento de transparência das contas públicas. Fonte: Valdinei Cordeiro, ASCOM PMT.

Servidores municipais incluindo de Novo Progresso fazem curso para previnir à corrupção em prefeituras..

 

   Capacitar servidores municipais a operar com mais eficiência o sistema de convênio do governo federal para tornar mais efetivo o controle de recursos públicos (Siconv). Esse foi o objetivo principal do 1º Seminário de Qualificação Municipal, promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Integração Regional (Seir), em parceria com a Federação das Associações dos Municípios do Pará (Famep), Associação dos Municípios da Calha Norte (Amucan), Associação dos Municípios da Transamazônica (Amut), Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e Departamento Nacional de Auditorias (Denasus). O evento, aberto no último dia 23, encerrou nesta sexta-feira, 27, no hotel Barrudada, em Santarém.

   Neste primeiro momento participam do evento os municípios de Almeirim, Altamira, Anapu, Novo Progresso, Aveiro, Belterra, Itaituba, Jacareacanga, Trairão e Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu, Brasil Novo, Novo Repartimento, Uruará, Placas, Rurópolis e Santarém. Além de qualificar os municípios quanto aos convênios federais, o seminário esclareceu sobre prestação de contas, tanto na área da saúde como na educação e prevenção à corrupção.

Final do campeonato itaitubense de handball adiada foi adiada

Na tarde deste sábado (28) seria realizada a final do campeonato de Handball no Ginásio Municipal de Itaituba. No entanto, mesmo com o horário marcado, a partida não pôde ter sido realizada porque o horário estava reservado para as partidas dos jogos internos da Escola Estadual Benedito Corrêa de Souza.
FONTE/IMAGEM: tapajonica.blogspot.com

A insatisfação da equipe de handball reside no fato de que o horário teria sido reservado e que um acordo teria sido feito com os organizadores dos jogos da referida escola, uma vez que a partida de handball consumiria apenas uma hora, deixando, desta forma, espaço para o jogo de futsal.
Segundo Varone, técnico da seleção de handball de Itaituba, não existe animosidade com a coordenação dos jogos da escola, mas pede que os horários sejam marcados de acordo com as necessidades de cada equipe no que se refere ao uso do espaço no ginásio. O técnico disse ainda que se não houver flexibilidade, a seleção de Itaituba nesta modalidade será desintegrada.
 

Adolescente invade comércio em Itaituba.

         O menor de 16 anos foi detido pela terceira desta vez, ele entrou em um estabelecimento comercial arrombando a porta para roubar bebida, cigarro e dinheiro. A invasão ocorreu por volta das 4:00h da manhã e o jovem, foi surpreendido pela polícia. Levada para a 19ª Seccional de Polícia de Itaituba, disse que cometeu o ato porque não tinha o que fazer naquela noite. “Só entrei no comércio, peguei umas cervejas, cigarro, essas coisinhas mesmo” – disse o adolescente ao repórter Diego Mota da TV Eldorado.
 
         O estabelecimento fica localizado na 27ª Rua do bairro Bom Remédio. Segundo o rapaz, o comércio estava sendo observado há dias por um parceiro.

Gabarito preliminar do concurso da Seduc/AM

 

   O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) divulgou, na tarde desta quarta-feira (25), o gabarito preliminar das provas do concurso público da Secretária de Estado de Educação do Amazonas (Seduc/AM), realizadas no último dia 22, em 62 municípios amazonenses. O exame oferece 7.703 vagas para cargos de níveis Fundamental, Médio e Superior, com salários que variam de R$ 994,51 a R$ 2.349,78.
 
   Para consultar o resultado, o candidato deve acessar o site http://www.cespe.unb.br/ e informar o número do CPF e de inscrição no concurso. Acesse aqui.
 
   De acordo com informações da Comissão de Concursos da Seduc, o certame teve 83, 127 inscritos em todo o Amazonas. Segundo balanço da Comissão, 24.355 candidatos deixaram de fazer a prova.
 
   Após a divulgação do gabarito, os candidatos terão dois dias para entrar com recursos contra os resultados das provas objetivas. (AL)
 

OUTRO LÍDER CAMPONÊS É EXECUTADO NA AMAZÔNIA. DESTA VEZ, EM RONDÔNIA

 

Agricultor foi morto enquanto vendia verduras que produzia em acampamento
   Três dias depois da morte de um casal de extrativistas no Pará, mais uma liderança comunitária da Amazônia foi executada. O agricultor e líder do Movimento Camponês Corumbiara, Adelino Ramos, conhecido com Dinho, foi morto hoje (27), por volta de 10h, no distrito de Vista Alegre do Abunã, em Porto Velho (RO). De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), Dinho estava vendendo verduras que produzia no acampamento onde vive quando foi assassinado a tiros por um motociclista.

   O agricultor vinha sendo ameaçado de morte por denunciar a ação de madeireiros na divisa entre os estados do Acre, Amazonas e Rondônia. Junto com outros trabalhadores sem terra, Dinho reivindicava a criação de um assentamento da reforma agrária na região. Segundo a CPT, a situação ficou tensa na região nos últimos dias, depois de uma ação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que apreendeu madeira e gado criados em áreas irregulares.

   Em julho do ano passado, Dinho chegou a avisar ao ouvidor agrário nacional, Gercino Silva, que estava sendo ameaçado, de acordo com a CPT.

   O Movimento Camponês Corumbiara foi criado após o confronto entre um grupo de trabalhadores sem terra e policiais militares em agosto de 1995, na Fazenda Santa Elina. Doze agricultores foram mortos no episódio.

   Na manhã de terça-feira (24), os líderes extrativistas José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva foram executados em Nova Ipixuna, no Pará. Segundo a polícia, eles foram atingidos por vários tiros quando passavam por uma ponte no caminho da comunidade rural onde moravam. A exemplo de Dinho, o casal também vinha sendo ameaçado de morte.
 

Debate entre candidatos á prefeito de Brasil Novo

 

   Na noite de ontem(27), foi realizado um debate político em Brasil Novo, o debate seria para ouvir os dois candidatos das eleições complementares do município, mas apenas um candidato compareceu no debate organizado por uma rádio comunitária, o evento aconteceu na câmara de vereadores da cidade.


   A sistematização do debate proporcionaria um maior confronto de idéias,os candidatos através das coligações “pelo bem de Brasil Novo”dos partidos PT,PMDB E PV do candidato Alexandre Lunelli) e a coligação “humildade ,trabalho e progresso” formada pelos partidos PSB,PR,PSDB,PTB do candidato José Carlos Farias”,foram convidados para o debate. Apenas um dos candidatos compareceu,Alexandre Lunelli, mediado por Dino Silva, o debate foi dividido em 4 blocos.

   O confronto direto entre os candidatos aconteceria logo no 2º bloco onde os candidatos fariam perguntas entre si. O candidato que compareceu no debate entendeu que o eleitor está mais racional, menos emocional. Por isso usou o espaço para apresentar soluções dos problemas da cidade. Muitos simpatizantes se aglomeraram na frente da emissora para acompanhar o debate ao vivo,em um telão fora . As eleições acontecem dia 05 de junho.

Nota: Antes do debate acontecer,houve interrupção de energia elétrica,o evento só aconteceu por que um gerador foi utilizado na ocasião.

Reportagem: Sidalécio Souza

Dupla de traficantes de drogas é flagrada em Vitória do Xingu

 


A Polícia Civil de Altamira, sudoeste do Pará, divulgou neste sábado, 28, as prisões em flagrante por tráfico de drogas e associação para fins de tráfico de Anderson Benayon Braga, de apelido "Pupu",  e o taxista Carlos Antônio de Souza, conhecido por "Feijão".

"Feijão"
"Feijão"
Anderson: Flagrado
Anderson: Flagrado
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    O primeiro foi preso após chegar de barco no município de Vitória do Xingu, próximo a Altamira. Após o desembarque, ele foi até um ponto de táxi à procura do taxista que o levou até Altamira para adquirir a droga, que seria revendida em Porto de Moz, noroeste do Pará. Nessa cidade, Anderson tinha um ponto de venda na qual comercializava “pedra de crack” a usuários pela quantia de R$ 20 a unidade. O taxista já era investigado pela equipe formada pelos investigadores Marcelo Lameira e Luiz Lago de Vitória do Xingu. Ele partiu no táxi fretado junto com Anderson até Altamira, onde o taxista entrou em contato com um traficante de drogas na cidade, via telefone celular, para comprar a quantidade de 30 gramas pela quantia de R$ 550. Após a compra e de receber a quantidade de “crack”, o taxista entregou a Anderson a droga que a levou a outro táxi em direção a Vitória do Xingu, de onde pretendia retornar a Porto de Moz. 

Apreensão
Apreensão
   Anderson foi abordado pelos policiais no momento em que iria embarcar em uma lancha. Revistado pelos investigadores, Anderson foi flagrado com as 30 gramas da droga. Ele assumiu ter comprado o entorpecente com apoio de “Feijão” que havia ficado em Altamira. O acusado foi preso posteriormente em Altamira. 

   Conforme os investigadores, as prisões não só de Anderson e “Feijão”, como de outros traficantes de drogas na região, são resultados de uma série de investigações lideradas pelo superintendente regional do Xingu, delegado Marcelo Cristiano do Nascimento, em Vitória do Xingu, com conhecimento da Promotoria Pública de Altamira.

   As ações visam coibir ao máximo o esquema de venda e transporte de entorpecentes na cidade e região. “O esquema tem participação de alguns taxistas, pilotos de barcos e voadeiras que ganham comissão de traficantes para fazer o transporte da droga ou de intermediar a venda a traficantes menores que revendem as drogas em pequenas porções”, explica. Ele salienta que as investigações continuam para comprovar e efetuar novas prisões. “Alguns desses criminosos já foram identificados e os investigadores estão no aguardo do momento mais oportuno pra efetuar as prisões”, conclui o policial civil.

Fonte: Polícia Civil de Altamira.