quinta-feira, 17 de março de 2011

Pescadores "fantasmas" recebem seguro no Pará

 


   Ontem (16), na tribuna do Senado, o senador Mário Couto (PSDB-PA), municiado de certidões de óbitos, denunciou que pessoas já mortas são beneficiárias do seguro-defeso em Soure, município localizado na Ilha do Marajó, no Estado do Pará. Segundo Couto, de 2003 a 2007, o chefe da Colônia de Pescadores Z-21, mandou pagar para o seu próprio bolso o benefício de uma pessoa já falecida. O senador disse que os documentos são provas de que a corrupção do defeso no Pará é uma autêntica prova de corrupção cínica e descarada. “Morto também recebe seguro-defeso", protestou o tucano da tribuna.

   Mário Couto citou o nome de cinco pessoas mortas, algumas há mais de 20 anos, mas que sucessivas vezes aparecem na folha de pagamento da colônia. "É grave, extremamente grave", alertou o senador.

   Hoje (17), ele vai encaminhar ofícios ao Ministério da Pesca, à Polícia Federal e aos ministérios públicos federal e estadual, para que investiguem a existência de "pescadores fantasmas" não apenas no Pará, mas em todo o País.

   Desde o início do ano passado, Mário Couto já vinha denunciando irregularidades na emissão do seguro-defeso, no valor de um salário mínimo mensal, pago durante os quatro meses em que os pescadores artesanais são obrigados a parar de trabalhar para permitir a reprodução dos peixes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário