segunda-feira, 14 de março de 2011

Avião faz pouso forçado em estrada de chão em Santarém

Avião faz pouso forçado em estrada de chão em Santarém
  


 Um aviao monomotor Bonanza A36, prefixo PT - LFL, que fazia o trecho São José - Santarém, quando fez um pouso forçado em uma estrada de chão na comunidade de Santa Maria, região do eixo forte. Causa do acidente teria sido falta de combustível.
   Pilotado por Paulo Adriano e de propriedade do empresário Osmando Figueiredo fez um pouso de emergência em um ramal próximo a rodovia Fernando Guilhon. O incidente aconteceu hoje às 14h20min. O dono do avião não estava a bordo. O piloto vinha com mais três amigos do aeroporto de São José, no planalto de Santarém.

   Minutos antes, o piloto declarou ao controle de Santarém que estava a 10 milhas, cerca de 18 Km, e com duas horas de autonomia de combustível. Mas, logo em seguida o motor começou a falhar. Imediatamente o piloto mudou de tanque e tudo se normalizou. Porém, logo em seguida, outra falha do motor, respondendo somente com auxílio da bomba elétrica, que não foi o suficiente para garantir o pouso no aeroporto de Santarém.

   O piloto se viu obrigado a fazer um pouso forçado a menos de três quilômetros da pista de Santarém, em um ramal que dá acesso a comunidade de Santa Maria. Paulo Adriano demonstrou muita tranqüilidade e perícia ao colocar o avião em um pequeno ramal, com uma curva inclinada, livrando de rede elétrica e salvando todos os passageiros. Ninguém se feriu.

   Tudo indica que a causa foi pane seca (falta de combustível). Mais ainda, a possibilidade de roubo de combustível é muito provável, uma vez que, segundo o comandante, a aeronave tinha combustível para mais duas horas de vôo. A prática de roubo de combustível é muito comum em nossa região, geralmente para serem usados e motocicletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário