sexta-feira, 4 de março de 2011

Índios da Amazônia buscam apoio na Europa contra Belo Monte

 

   Sheyla Yakarepi Juruna, Almir Narayamoga Surui , líder da tribo Surui na região do rio Madeira, no estado de Rondônia-, e Ruth Buendía Mestoquiari, presidente da organização Central Ashaninka do rio Ene, no Peru, estão em Londres, onde denunciaram às autoridades européia o grave impacto para suas comunidades e o meio ambiente das gigantescas hidrelétricas projetadas na bacia do Amazonas que, segundo eles, provocarão destruição, inundações e o deslocamento de milhares de pessoas.

   "Estamos aqui para mostrar à comunidade internacional que não somos ouvidos e que o governo brasileiro está violando seriamente nossos direitos", declarou Sheyla Yakarepi Juruna, representante da tribo Juruna no rio Xingu, no coração do estado do Pará.

   Nesta região está prevista a construção da usina de Belo Monte, que será a terceira maior do mundo, mas que teve sua licença de construção suspensa na última semana pela justiça.

   Os líderes indígenas concluem na capital britânica uma viagem de 10 dias pela Europa que passou por Oslo, Genebra e Paris.

   O giro dos indígenas busca sensibilizar os governos europeus sobre a situação de suas comunidades e a necessidade de deter estes projetos hidrelétricos, com um custo estimado em bilhões de dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário