terça-feira, 22 de março de 2011

Santarém e Itaituba vão ser contepladas com praças pelo PAC

 

   Dezessete municípios do Pará serão contempladas com as Praças do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), equipamentos sociais que vão integrar, em um mesmo local, atividades e serviços culturais; práticas esportivas e de lazer; núcleo de formação e qualificação para o mercado de trabalho; serviços socioassistenciais; e políticas de prevenção à violência e inclusão digital.
 
   Até 2014, 800 praças serão implantadas no País, sendo 19 delas no Pará. Belém e Ananindeua terão duas, cada um. Completam a lista paraense Abaetetuba, Altamira, Barcarena, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Itaituba, Marabá, Marituba, Santarém, Tailândia, Tucuruí, Jacundá e São Félix do Xingu.
 
   Está sendo analisado ainda pelo Governo Federal a proposta dessas praças serem administradas por Conselhos Gestores. Segundo o autor da indicação, deputado Cláudio Puty (PT-PA), um dos critérios para seleção de projetos de construção do equipamento, seria o compromisso dos municípios beneficiados, constituírem conselhos gestores com participação da comunidade, em especial de jovens, e do poder público.
 
   'As praças vão oferecer uma gama muito importante de serviços públicos para a juventude e para a população em geral. É justo que se estabeleça uma forma de participação popular e controle social sobre estes equipamentos. Minha proposta é que a comunidade do entorno dessas praças participe da gestão delas', defende o parlamentar.
 
   Puty também apresentou a proposta ao Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e recebeu apoio. O presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina diz que 'a criação de conselhos gestores em equipamentos públicos, como as Praças do PAC, contribui para aproximar as demandas da comunidade à gestão da política que se realizará' e ainda, 'favorece a apropriação da comunidade que ajudará na gestão e preservação do espaço além de construir novos sujeitos políticos nos territórios atendidos.'
O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário