terça-feira, 29 de março de 2011

São Félix do Xingu: Governador confima presença na Semana dos Povos Indígenas em São Félix do Xingu

 

O governador com a comitiva que levou
o convite para a Semana dos Povos Indígenas

   O Governador Simão Jatene deverá participar da programação da Semana dos Povos Indígenas, que a prefeitura de São Félix do Xingu realiza de 17 a 19 de abril, congregando cerca de três mil índios de sete aldeias do Alto Xingu e municípios vizinhos. O convite foi feito ao governador durante audiência, no Palácio dos Despachos, nesta segunda-feira (28), com o deputado federal Zequinha Marinho e o prefeito do município, Antonio Levindo. O encontro contou, ainda, com a presença dos deputados estaduais Júnior Ferrari e André Dias, além de secretários municipais de São Félix do Xingu.


   Segundo a secretária de Educação e Cultura do município, Viviane Martins da Cunha, a Semana dos Povos Indígenas contará, este ano, com a participação de tribos indígenas do município e de cidades da região.

   "Teremos a presença de sete aldeias de reservas indígenas de São Félix e mais três tribos, sendo duas de Ourilândia do Norte e uma de Redenção. Vamos ter uma vasta programação, com jogos esportivos, apresentação de danças, lançamento de CD de um índio Kaiapó e escolha da Miss Kaiapó".

   O governador deverá comparecer ao município para prestigiar a programação no dia 17 de abril (domingo), quando será feita a abertura oficial do evento. No sábado (16), as tribos começam a chegar à cidade, quando a prefeitura realiza uma recepção especial. Alguns levam de 12 a 14 horas viajando de barco, só para participar da programação. "A prefeitura destina mais de 30 embarcações para fazer esse transporte", informou a secretária de educação de São Félix do Xingu.

   Simão Jatene destacou o interesse do governo em prestigiar e apoiar programações culturais e esportivas,
que congreguem as diversas tribos indígenas do Estado. "Os jogos Indígenas são o tipo de experiência bem sucedida do nosso primeiro governo. Lembro que já participavam índios de tribos de outros estados brasileiros e até jornalistas internacionais vinham fazer a cobertura. E é nosso interesse retomar tudo isso", afirmou Jatene.

   O deputado federal Zequinha Marinho, ao final da audiência, disse que foi fechada ainda, com o governador, a parceria do Estado para a recuperação de estradas vicinais, importantes para escoamento da produção local de São Félix do Xingu. "O governador garantiu a urbanização da cidade e a pavimentação de vias, para que se possa melhorar a infraestrutura e a recuperação de vicinais, por onde é escoada a produção do município", declarou o deputado. Segundo ele, São Félix do Xingu lidera o setor da pecuária de corte, com quase dois milhões de cabeça de gado. "O município pretende diversificar, ainda, sua produção agrícola, incluindo grãos como o arroz, milho e soja. E para isso, há necessidade de melhorar o sistema viário para esse escoamento produtivo", finalizou.

Rosa Borges - Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário