“A aproximação com a Terra do asteroide 2005 YU55 é incomum pela curta distância e pelo seu tamanho. Em média, ningúem esperaria que um objeto deste porte passasse tão perto em 30 anos”, comenta Don Yeomans, da Nasa.

                         

   Pela sua dimensão e trajetória próxima à Terra, o 2005 YU55 entrou para a lista de asteroides “potencialmente perigosos” na definição do centro planetário de Cambridge, em Massachusetts, noticia o site http://www.space.com/.

   Os cientistas, entretanto, estão ansiosos com a notícia, vista como uma “oportunidade única”. “Em um sentido real, fornecerá uma resolução de imagem comparável ou até melhor do que um missão de uma nave espacial’, diz Lance Benner, pesquisador do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) da Nasa.

   Segundo estimativas, a rocha espacial estará a 0.85 distância lunar –menos que os cerca de 384 mil quilômetros que separam a Terra da Lua.

   A passagem do asteroide, identificado pela primeira vez em 28 de dezembro de 2005, mobilizará um programa extenso de observações por radar, raios infravermelhos e a olho nu.

Fonte: FOLHA.