quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

@@@



  Meteorologistas da Rede Estadual de Previsão Climática e Hidrometeorológica do Pará (RPCH) reuniram-se na última terça-feira, 25, para divulgar os dados da previsão climática para o Estado do Pará nos próximos três meses. A apresentação aconteceu durante a 49ª Reunião de Análise e Previsão Climática para a Amazônia Oriental.
  A partir da análise de dados meteorológicos e modelos climáticos, feita por profissionais da Secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema), do Instituto Nacional de Meteorologista (INMET), do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e da Universidade Federal do Pará (UFPA), mostraram que algumas mesorregiões do Pará - Nordeste, Baixo-Amazonas e Região Metropolitana de Belém - terão índices pluviométricos acima da média para esse período. A RMB, por exemplo, alcançará valores próximos a 450 mm por mês nos próximos dois meses.

  De acordo com o meteorologista da Sema, Antônio Sousa, "no primeiro trimestre de 2010 ocorreram poucas chuvas no estado, pois estávamos sob influência do fenômeno climático El Niño, que reduz o índice pluviométrico na região Norte.  
  Este ano, a influência será do fenômeno La Niña, que contribui para o aumento da quantidade de chuvas", explicou Sousa.

  Para o meteorologista, não haverá risco de cheias históricas nos rios, o que poderá ocorrer são as cheias periódicas, como as que acontecem em Marabá, por exemplo. "A qualidade da previsão climática do RPCH está em torno de 90%. Entretanto, devem ocorrer com freqüência problemas como alagamentos temporários de ruas, devido aos problemas de drenagem e acúmulo de lixo em ambientes urbanos", ressaltou. O final do período mais chuvoso está previsto para os meses de maio e junho, informou Sousa.

  De acordo com o Tenente Pacheco, meteorologista da Defesa Civil, os dados obtidos durante a reunião servirão de base para a formulação do Boletim de Alerta e Alarme de Ações Preventivas, utilizado para informar a respeito de possíveis desastres naturais. O resultado final da reunião será convertido em um Boletim de Análise e Previsão Climática elaborado pela RCPH.(Fonte: Sema)

Nenhum comentário:

Postar um comentário