quinta-feira, 24 de março de 2011

Comitê Gestor discutirá inclusão da Resex Tapajós/Arapiuns no Luz Para Todos

 

   Aconteceu na manhã da última terça-feira (22), na sede da Eletronorte, a primeira reunião do Comitê Gestor Estadual do Programa Luz Para Todos; acompanharam os debates os vereadores Erasmo Maia (DEM) e Jailson do Mojui (PSDB), juntamente com lideranças do Tapajós, Eder Cohen e Zenóbio Serique. Presentes todos os membros do comitê, para decidir sobre a priorização da aplicação R$ 97 milhões disponíveis para o programa. Dr. Álvaro Bressan, coordenador estadual do programa, defendeu que se priorizem os municípios que estão com índices de atendimento abaixo da média. A discussão para posterior aprovação foi adiada para o próximo dia 12 de abril, onde a FAMEP sugeriu uma questão de ordem, pois levará o tema para conhecimento dos municípios filiados.

   Um assunto que interessa principalmente às 72 comunidades da Resex Tapajós/Arapiuns, no município de Santarém, foi a possível inclusão dessas comunidades no PLT, pautado pelo representante da FAMEP, com participação no debate do vereador Erasmo Maia e lideranças do Tapajós, que atenciosamente foram ouvidos por membros do colegiado, no qual receberam manifestação de apoio, com o compromisso firmado para na próxima reunião extraordinária do comitê (12/04), seja pautada, avaliada e votada a inclusão da Reserva Tapajós/Arapiuns no Programa. “Não temos dúvidas que é possível a inclusão da Resex Tapajós/Arapiuns no Programa Luz Para Todos, pois já constam no processo a autorização dos órgãos existentes na reserva, ICMBIO, Conselho Indígena e uma centena de associações comunitárias”, disse Bressan. 

   A partir da inclusão será levado ao conhecimento dos órgãos do Governo Federal, para estudo da melhor proposta de geração, transmissão e distribuição da energia, às mais de 3.500 famílias existentes na Resex.

Nenhum comentário:

Postar um comentário