quinta-feira, 3 de março de 2011

Itaituba: Construção da UPA é iniciada com festa

 



   A pedra fundamental para a construção da UPA – Unidade de Pronto Atendimento do município de Itaituba, foi inaugurada no último 01 de março de 2011, na 34ª rua, bairro Nova Itaituba, pelo Prefeito, Valmir Climaco de Aguiar, Secretario de Saúde, Dr. Manuel Cordovil Diniz, Vereadores, representantes do Conselho e Autoridades Municipais estiveram presentes acompanhando o ponta pé inicial de um dos maiores investimentos da região paraense. A UPA de Itaituba está orçada em aproximadamente 2 milhões de reais, faz parte dos recursos do PAC 2 – Programa de Aceleramento do Crescimento.

   A presidente do bairro Nova Itaituba, Maria Beijamim, na oportunidade declarou "essa obra vai beneficiar a todos, e o que eu tenho a dizer ao Prefeito valmir Climaco, é que ele esta sendo o melhor prefeito de Itaituba, porque nos não esperavamos essa obra que hoje esta sendo realidade. Então eu suplico, que os outros deixem o homem trabalhar, porque nos sabemos que é isso é o que ele quer, como dizem nos moradorados daqui, esse é o governo do trabalho" afirmou.

   O projeto UPA 24 horas, é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde e Prefeitura Municipal, e objetiva reorganizar o fluxo de atendimento na rede pública e melhorar a assistência oferecida à população, com saúde plena. As unidades estão integradas à rede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), à rede básica de saúde e à Estratégia Saúde da Família. Criada em 2002, a proposta integra a Política Nacional de Atenção às Urgências e Emergência.

   As Unidades de Pronto Atendimento vai oferecer serviço de Raio X, laboratório para exames, aparelho de eletrocardiograma e atendimento pediátrico. Nelas, a população poderá resolver problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, alguns traumas e receber o primeiro atendimento para infarto ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras enfermidades.

   Para o secretário de saúde Manoel Diniz, a unidade terá papel fundamental no atendimento às demandas, descentralizado dessa forma, o atendimento do Hospital Municipal, fazendo com que as filas sejam reduzidas. Já, o prefeito Valmir Climaco destacou que “os investimentos que vêm sendo feitos nesta área, entre eles, a dinamização do ambiente de urgência e emergência do hospital municipal que foi ampliado, no mês passado, é para beneficiar a todos, pois no nosso governo o meu maior compromisso é beneficiar todos com saúde plena” declarou o prefeito municipal.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário