quarta-feira, 13 de abril de 2011

Farmácias de Santarém são autuadas por vender medicamentos fracionados

 

   Uma fiscalização do Conselho Regional de Farmácia apreendeu pelo menos 20 quilos de medicamentos que estavam sendo vendidos de forma fracionada em Santarém, no oeste paraense. A ação começou na segunda-feira (11), e deve se estender até o final da semana. Até agora 45 farmácias já foram visitadas, sendo que, na maioria, não havia farmacêuticos trabalhando.

   As vistorias fazem parte da agenda de trabalhos do CRF. Ao todo, pelo menos 90 estabelecimentos ainda serão fiscalizados. Nesta ação, os agentes tiveram algumas dificuldades para realizar a ação. 'Algumas farmácias fecharam as portas para não receber os fiscais', segundo informou o presidente do Conselho Regional de Farmácia, Daniel Costa.

   Desde o início do ano já foram apreendidos cerca de 100 quilos de medicamentos. Até o final do ano, o conselho ainda deve realizar pelo menos 5 fiscalizações na região.

   Segundo o presidente do Conselho Regional de Farmácia, Daniel Costa, os medicamentos apreendidos devem ser encaminhados para a Anvisa. 'A agência vai decidir se serão encaminhados para doação em postos de saúde ou destruídos', explica.

   As farmácias que atuavam sem farmacêuticos e as que vendiam medicamentos de forma fracionada, o que é proibido por lei, foram autuadas e têm um prazo de cinco dias para apresentar sua defesa, sob pena de pagamento de multa entre 3 e 6 salários mínimos, valor que pode ser dobrado nas reincidências.


ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário